x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 6.754

Plano de contas x Plano referencial

JULIANE MENEZES DENADAI

Juliane Menezes Denadai

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 08:51

Bom dia,
Estou relacionando meu plano de contas com o plano de contas referencial (ECF), me deparei com uma duvida, no meu balancete tenho uma valor no PASSIVO DIFERIDO > ICMS RESSARCIMENTO.
no plano referencia tem o a conta PASSIVO DIFERIDO > IRPJ OU CSLL. não tem outros imposto ou outra conta que possa relacionar.
queria saber se alguém tem a mesma duvida que eu? ou alguém que possa me ajudar.
desde ja agradeço.
JULIANE

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 10:37

Bom dia Juliane, tudo bem?

Então, você não encontrou o ICMS nos Impostos Diferidos porque realmente não há esta previsão. Isto quer dizer que o balancete desta empresa que você está relacionando está com a nomenclatura errada, visto que o conceito de ATIVO ou PASSIVO fiscal DIFERIDO está relacionado com ao IR e CS pela forma de tributação Real Anual no que se refere a diferenças temporárias, dentre outras situações.

No seu caso, a conta referencial deve pertencer a uma conta analítica que melhor se enquadrar nos grupos abaixo:

2.01.01.09 OBRIGAÇÕES FISCAIS – CIRCULANTE
2.02.01.03 PARCELAMENTOS FISCAIS - LONGO PRAZO

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.