x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.688

Planos funerários

Lilian Castro

Lilian Castro

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 16:22

Boa tarde!
Alguém sabe como fazer a contabilização de uma empresa que comercializa planos funerários e presta serviços de funeral, tipo, as mensalidades, como dar baixa no material após o óbito, se tem alguma legislação específica? enfim, estou com dúvida total, pois nunca contabilizei empresas desse tipo e não encontrei nada no google a respeito. Se puderem me ajudar, agradeço.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 16:34

Lilian,

Antes da contabilização, ela efetua processo de industrialização dos caixões? Ou apenas compra, os revende e depois presta os demais serviços?


Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Wesley Tadeu Souza

Wesley Tadeu Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2015 | 17:08

Prezada Lilian Castro

Com base na sua resposta ao nosso amigo Kaik, entendo que sua empresa tem duas origens de receitas venda de caixões (comercial) e tanatopraxia " preparar falecido(a) para o velório (Prestação de Serviços). Então vamos lá:

Quando sua empresa comprar os caixões você teve registrar essas compras numa conta de estoques.

D - Estoques e Mercadorias (AC)
C - Bancos ou Caixa (AC)

No momento da venda desses caixões deverá fazer os seguintes lançamentos (não vou considerar impostos):

D - Bancos ou Clientes (AC)
C - Receita Bruta na Venda de Mercadorias (DRE)

Pelo reconhecimento do Custos das Mercadorias Vendidas:

D - Custos das Mercadorias Vendidas (DRE)
C - Estoques de Mercadorias( AC)

Referente a parte de prestação de serviços entendo dessa forma:

Quando você comprar os matérias para utilizar tanatopraxia entendo que a contabilização seja da seguinte forma:

D - Estoques de Matérias (AC)
C - Bancos ou Caixa (AC)

Na venda deste serviço considerando que o mesmo está sendo realizado sem um contrato de mensalidades (plano funeral)a contabilização e a seguinte:

D - Caixa ou Bancos (AC)
C - Receita de Prestação de Serviços (DRE)

Pelo reconhecimento dos custos dos serviços prestados (lembre-se que este é somente um exemplo não estou considerando mão de obra,somente os materiais utilizados na prestação do serviço)

D - Custos dos Serviços Prestados (DRE)
C - Estoques de Matérias (AC)

Agora referente as mensalidades plano funerário abre um leque para discussão, entendo eu olhando para as normas internacionais de contabilidade que essa receita recebida através de mensalidades (plano funerário) deve ser registrada como receita diferida no passivo, pois entendo que o serviço não foi prestado e por tanto não deve esta receita transitar pela DRE. Eu contabilizaria assim

D - Caixa ou Bancos (AC)
C - Receitas de Prestação de Serviços Diferida (PC ou PNC)

Quando o beneficiário vim a obtido se reconhece esta receita pois haverá a prestação de serviços:

D - Receitas de Prestação de Serviços Diferida (PC ou PNC)
C - Receita de Prestação de Serviços (DRE)

Pelo reconhecimento dos custos dos serviços prestados

D - Custos dos Serviços Prestados (DRE)
C - Estoques de Matérias (AC)

Agora uma coisa que precisa ser vista é se dentro do plano funerário está incluso os caixões se tiver o mesmo devera ser baixado como custos dos serviços prestados e não como custos das mercadorias vendidas.

Wesley

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.