x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 13.817

Lançamento em SCP

Carlos Henrique de Sousa

Carlos Henrique de Sousa

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 8 setembro 2015 | 10:02

Bom dia Pessoal!

Estou com algumas dúvidas a respeito de SCP que estão me deixando um pouco confuso.

Estou contabilizando uma SCP, dentro do plano de contas da Ostensivo, e para isso acabei criando um plano de contas parecido com um plano de contas que se usa para Matriz e filial, exemplo:

1 Ativo
11 Ativo Circulante
111 Disponivel
11101 Caixa Geral
111010001 Caixa
111010002 Caixa - SCP

Para todas as outras contas fiz assim meu plano, está correto? Ou alguém tem alguma sugestão?

Outra duvida seria com relação ao lançamento do capital social desta mesma SCP.

O sócio ostensivo integralizou o capital da SCP com terrenos a serem revendidos e o sócio participante integralizou com dinheiro em espécie.

Minha pergunta é:
O Terreno eu lanço debitando na conta de estoque, em virtude de serem vendidos posteriormente, e o crédito será em Patrimônio Liquido?
E o valor em espécie do Participante eu debito investimento no ativo e credito também em patrimônio liquido?

Desde já agradeço a atenção

Pollyana Ribeiro

Pollyana Ribeiro

Bronze DIVISÃO 3, Analista
há 9 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 09:54

Bom dia!

Nobre colega, Carlos Henrique! Fiz uma consulta com a nossa consultoria e obtive o seguinte retorno:

Está correto esta forma do Plano de Contas. As contas do Plano de Contas poderão e deverão ser criadas de acordo com as necessidades. Isto vale para todo o Plano de Contas (Ativo/Passivo/Despesas/Receitas).

Quanto ao lançamento do Investimento da Ostensiva deverá ser feito da seguinte forma, considerando que a sua empresa investiu todo o Patrimônio, e que o seu Ativo seja composto pelo investimento (Terreno) que foi inserido na SCP:

Supondo que o valores sejam - Terreno R$ 500.000,00

D - Terreno - ATIVO (Empresa - Sócio Ostensivo)
C - Capital Social - PASSIVO
Valor: R$ 500.000,00

Para "relocação" do Terreno

C - Terreno - ATIVO(Empresa - Sócio Ostensivo)
D - Terreno - ATIVO (SCP)
Valor: R$ 500.000,00

Para "relocação" do Capital Social

D - Capital Social - PASSIVO (Empresa - Sócio Ostensivo)
C - Capital Social - PASSIVO (SCP)
Valor: R$ 500.000,00

Em relação ao valor em espécie do Participante - R$ 100.000,00

D - Caixa/Banco - ATIVO (SCP)
C - Capital Social - PASSIVO (SCP)
Valor: R$ 100.000,00

Espero ter colaborado!
A colaboração dos outros colegas poderá enriquecer este tópico...

Abraços!

Pollyana Ribeiro

"A medida do amor é amar sem medida." (Santo Agostinho)
Reginaldo Cesar

Reginaldo Cesar

Iniciante DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2015 | 11:46

Pollyana Ribeiro, bom dia.

No meu caso será emitida notas fiscais de venda dos produto da SCP comercializados pela sócia ostensiva, neste caso devo manter em contas separadas? Obrigado pela atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.