x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 5.334

Depósitos bancários não identificados.

Silvana Silvestre Dias

Silvana Silvestre Dias

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 8 setembro 2015 | 10:43

Pessoal por gentileza se alguém puder me ajudar nesta dúvida agradeço.

Trabalho em um escritório e entrou uma empresa no lucro presumido com uma conta em adiantamento de clientes com um saldo de $ 976.536,06 ainda no ano de 2014, provável de depósitos não identificados de anos que vem sendo lançados nesta conta, gostaria muito que me ajudassem de como posso estar arrumando esta conta, pois não há saldo em clientes a receber, portanto não posso baixar desta conta, dando a entender que não foram emitidas notas fiscais para estes recebimentos, o que eu posso fazer para este saldo não continuar em 2015?

Desde já agradeço,

Silvana.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Terça-Feira | 8 setembro 2015 | 13:31

oi, seja benvinda ao fórum!
é importante fazer a conciliação dessa conta a fim que se possa saber a composição desse saldo; pode existir movimentação bancária, inclusive com aplicação bancária, caso positivo deve ter havido pagamentos de taxas bancarias mas que não devem ter sido contabilizadas; caso esta empresa vem apresentando lucros acumulados pode-se fazer a distribuição aos sócios, respeitando-se as proporções de participação no capital social.

bom trabalho e ótima semana!

Silvana Silvestre Dias

Silvana Silvestre Dias

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 8 setembro 2015 | 15:21

Olá Telmo obrigada plea atenção,

Estive verificando razões desta conta juntamente com extratos bancários e nada indica relações com aplicações financeiras e outras movimentações bancárias a não ser depósito não identificado mesmo, e nestas alturas perguntar ao novo cliente do que se trata é uma vergonha, pois vejo que desde 2013 foi iniciada esta abertura desta conta de "adiantamento de clientes" com estes valores identificados a chegar neste saldo absurdo.
Bom existe uma conta de antecipação aos sócios, também com um saldo significativo, será que poderia baixar este valor desta conta, como se o sócio estaria retirando mas também devolvendo o valor retirado? Teria que fazer já no Inicio do ano de 2015.
Sei que "antecipação de lucros" também é uma conta que esta nesta balancete totalmente errada, mas tentaria sei lá, concertar isto, não sei o que fazer. O que acha?

Agradeço novamente a atenção.

Silvana.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Terça-Feira | 8 setembro 2015 | 19:18

oi, pelo o que você expôs, vejo que será necessário fazer fazer fazer conciliações (até reconciliações) a fim de compor estes saldos; aconselho informar o cliente dessas pendências; após conseguir compor esses saldos (sugiro a utilização de uma planilha eletrônicas, do excel ou outra);
quando você conseguir compor estes saldos, por certo vai ficar mais fácil (do ponto de vista contábil) fazer as correções necessárias.

boa noite!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 8 setembro 2015 | 21:33

Silvana Silvestre,
boa noite.

e nestas alturas perguntar ao novo cliente do que se trata é uma vergonha, pois vejo que desde 2013 foi iniciada esta abertura desta conta de "adiantamento de clientes"

A conta do passivo circulante sempre desperta suspeita por parte da fiscalização, especialmente a estadual, por sugerir omissão de saídas, além de mascarar os resultados contábeis.

Se fosse o contrário, saldo no ativo circulante, a situação seria menos complicada.

Ainda que tenha passado muito tempo, não assuma o ônus de decidir por conta sobre como resolver o problema, de forma que o ideal é mesmo participar ao cliente, pois seguramente terá elementos para embasar tais lançamentos e trazer, ainda que intempestivamente, os esclarecimentos que precisa.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.