x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.961

ECF - Procuração eletrônica

Juliana Boleti

Juliana Boleti

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 14:38

Boa tarde,

Não tenho o e-cpf dos clientes e também pelo certificado do escritório não tenho procuração dos sócios, apenas da pessoa jurídica.
Tem como assinar a ECF com essa procuração eletrônica?
As procurações foram inclusas no certificado antes da obrigatoriedade da ECF, tem alguma forma de habilitar para assinar a ECF.
Alguém poderia me ajudar, por favor.

Obrigada.

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 15:40

Juliana

Se o contador tiver a procuração eletrônica outorgada pela empresa dando poderes a ele, sim. Poderá transmitir a ECF através de procurador.

Também poderá ser transmitida com o e-CNPJ da empresa que será transmitida a ECF.

Atenção: Lembrando novamente que a ECF, deverá ter duas assinaturas digitais, uma sendo e-CPF do contabilista e a outra e-CNPJ da empresa, caso a empresa tenha dado procuração para o contador e/ou escritório, poderá ser transmitida através de procuração.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Lucas

Lucas

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 15:50

Boa tarde, Juliana!

Neste tópico teve uma discussão sobre isso, dê uma olhada se te ajuda um pouco: https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/188844/assinatura-digital-na-ecf-e-procuracao/

Se você tiver a procuração assinada e entregue pessoalmente na Receita para o contador/escritório, vai funcionar. Você assinará as declarações com o certificado do contador/escritório.
Agora, se a sua procuração for pelo certificado da empresa antes da alteração, não vai funcionar. Será preciso excluir a procuração e fazer uma nova para o CPF do contador ou CNPJ do escritório, sempre com o certificado do CNPJ da empresa.

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.