x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 1.131

Como continuar uma escrituração contábil

FRANCISCA NORANEIDE RABELO MELO

Francisca Noraneide Rabelo Melo

Bronze DIVISÃO 2
há 9 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 08:24

Bom dia!
Sou iniciante, nunca fiz uma escrituração e estou tendo oportunidade de aprender com uma associação sem fins lucrativos. Recebi os balancetes da mesma de janeiro a julho de 2013 e todos a movimentação ocorrida até agosto de 2015. A nova diretoria está assumindo e quer receber toda a escrituração em dia. Como faço para continuar o ano de 2013 e fazer o balanço? Inclusive as contas que serão inicialmente lançadas a débito e crédito?
Por favor me ajudem , como disse não tenho experiência, esse seria o meu primeiro desafio e gostaria de enfrentá-lo.
Obrigada!

Edinaldo de Oliveira Magalhães Junior

Edinaldo de Oliveira Magalhães Junior

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 08:47

Bom dia!

Você irá se responsabilizar então a partir de agosto de 2013:

1 - Crie o plano de contas de acordo com o balancete que você recebeu, pois irá precisar dessas contas para implantar os saldos;

2 - então no seu sistema terá uma opção de inclusão de saldo de balanço dai você implanta os saldos das contas que vieram no balancete de julho de 2013.

3 - e continua a lançar a movimentação de 2013 para encerrar o ano.

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 09:05

Francisca

Após implantar os saldos do balanço no ativo e passivo, você deverá implantar os saldos até julho/13 das contas de receita e despesa. Para isso, utilize contas transitórias, lançando os saldos de julho de receita e despesa contra a conta de contas transitórias, desta forma, terá o resultado do período e em agosto, já sob sua responsabilidade, lance tudo normalmente, e ao final do exercício, terá o resultado do ano, sem precisar apresentar dois balanços.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
FRANCISCA NORANEIDE RABELO MELO

Francisca Noraneide Rabelo Melo

Bronze DIVISÃO 2
há 9 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 21:54

Boa Noite.
Continuei a escrituração, como vocês orientaram, e para minha felicidade os balancetes e balanços dos anos de 2013 e 2014 bateram certinhos. Iniciei o de 2015, porém não consigo fechar o mês de março, e o motivo é que nesse mês a associação comprou (6.376,50) de telhas para reformar sua sede. A questão é:
a) registro esse valor em imobilizado? (ativo) e os 600,00 que foram pagos pelo descaregamento das telhas registro também no ativo ?
b) No passivo onde esses valores irão aparecer?


Obs: já fiz esse procedimento porém no final dá uma diferença exatamente do valor das telhas

Obrigada pela grande ajuda que já me deram! abraço!

Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2015 | 08:46

Francisca Noraneide Rabelo Melo,
Nesse caso você deverá contabilizar da seguinte maneira:

D - Construções ou Reformas em Andamento (Ativo Imobilizado)
C- Caixa/Bancos(Ativo Circulante) ou Fornecedores/Contas a pagar se a prazo (Passivo Circulante)

e ao termino do projeto, deverá ser transferido para conta de imobilizado correspondente, momento, em que inicia-se a depreciação econômica e fiscal bem como as amortizações, quando se tratar de despesa que pertençam a vários exercícios ou períodos.

OBS : em relação aos 600,00 reais de descarregamento, você está se referindo ao frete se sim ele deve agregar o valor do Bem em questão.Como custo de aquisição de bens imobilizados, devem ser considerados, quando adquiridos de terceiros, fretes, seguros, impostos, comissões, desembaraço alfandegário, se importado, custos com escritura e outros dispêndios, que incluam até os custos de instalação e montagem.

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )
FRANCISCA NORANEIDE RABELO MELO

Francisca Noraneide Rabelo Melo

Bronze DIVISÃO 2
há 9 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2015 | 10:50

Os 600,00 não vem destacado na Nota Fiscal. Esse valor foi cobrado pelo dono do transporte,frete. No balancete patrimonial Lancei somente o valor das telhas no ativo fazendo uma permuta do banco conta movimento(à vista) com o imobilizado(construção em andamento), correto? No passivo tenho as contas PL -reservas acumuladas e o superávit acumulado além das contas de resultados (receitas e despesas). Já lancei o valor das telhas e todo o resto nas despesas e também fiz o mesmo com as receitas- que por ser uma associação vive de aluguel do espaço para eventos alguns aluguéis de imóveis, além de raramente doação de um sócio. os valores do ativo e passivo não batem. O valor que falta no passivo é exatamente o valor das telhas, que já está presente nas despesas. Pergunta: esse valor também aparece numa conta do passivo? se sim que conta seria essa? Acho que agora consegui me expressar melhor.


Obrigada a quem puder me ajudar!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.