x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 414

Contabilização IR Retido nas notas de Prestação de Serviço

Alberto Neto

Alberto Neto

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 14:01

Caros colegas, Bom dia!

Peguei um exemplo de um tópico localizado no link abaixo mas uma coisa não ficou claro para mim por favor me ajudem nessa questão:

Link Tópico: clique aqui

Exemplo Utilizado no Tópico:

D - Clientes a receber - RS 985,00
D - Irrf a compensar - RS 15,00
C - Receita - Rs 1000.00

??? Dúvida ???

Esse IR retido vou reconhecer como uma receita? Mesmo recebendo apenas o valor líquido de meu cliente.....

Bruno Xavier

Bruno Xavier

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 15:03

Boa tarde Alberto.

A receita bruta das vendas e serviços compreende o produto da venda de bens nas operações de conta própria e o preço dos serviços prestados.
Integra a receita bruta o resultado auferido nas operações de conta alheia (comissões pela intermediação de negócios).
Em outras palavras, podemos afirmar que a Receita Bruta é a receita total decorrente das atividades-fim da organização, isto é, das atividades para as quais a empresa foi constituída, segundo seus estatutos ou contrato social.
Concluindo se assim que no caso a forma como você contabilizou no seu exemplo esta correta, pois o fato de o IR ter sido retido na fonte não o faz esta parte deixar de ser receita para a empresa, tendo em vista que no final do período o IR retido ira abater no IR a pagar.

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.