Marcos Gomes
Bronze DIVISÃO 3, Analista Prezados (as),
Estou com dificuldade em um caso e gostaria de contar com a ajuda dos (as) senhores (as).
Determinado tributo de um cliente do nosso escritório estava sendo calculado erradamente pelo nosso departamento fiscal. Após constatar o erro, refizemos os cálculos e observamos que nosso cliente acabara por conta disto recolhendo o tributo a menor do que deveria. Nosso escritório resolveu, por se tratar de erro nosso, não repassar este custo para o nosso cliente, pagando assim não apenas os juros e multas que foram gerados, mas a diferença total que foi paga a menor.
Mas como fazemos agora para contabilizar isto na contabilidade de nosso cliente?
Para que fique ainda mais claro, vou utilizar uma demonstração a baixo com valores hipotéticos:
Digamos que o valor do tributo correto seja de 210 reais, e erradamente o departamento fiscal tenha calculado 200 reais a pagar. O cliente efetuou o pagamento de 200. Mas, após descobrir o erro, fizemos um DARF para recolhimento da diferença de 10 reais, o que acabou por gerar multa e juros que somaram 5 reais juntos. O nosso escritório pagou então um DARF total de 15 reais, não repassando nenhum custo para o cliente. Como ficaria então o lançamento na contabilidade do cliente?
D -- Tributo a Recolher -- 210 ---> Valor correto do tributo
D -- Multa e Juros -- 5 ---> Multa por atraso no pagamento (da diferença)
C -- Disponível -- 200 ---> Valor recolhido a menor pelo cliente por erro nosso
C -- "Qual a conta?" -- 15 ---> Valor pago pelo nosso escritório
Alguém poderia me ajudar?