x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 118.152

Lançamentos Contábeis - Compra de Mercadoria

Eder Marcelo Bueno do Nascimento

Eder Marcelo Bueno do Nascimento

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 9 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 08:50

Pessoal Boa tarde.

Estou com a seguinte dúvida.
Estou desenvolvendo um software comercial e estou com as seguintes dúvidas em relação aos lançamentos contábeis:

Exemplo:
Realizei uma Compra de um produto para revenda:
Total da Nota: 280,00
Total dos Produtos: 200,00
Total IPI: 20,00 (10%)
Total ICMS: 34,00 (17%)
Valor Frete: 50,00
Outras despesas: 10,00

Como ficaria meu lançamento contábil para essa situação?
Quais os lançamentos deveria realizar, qual conta eu creditaria e qual debitaria?

Existe alguma diferença em relação ao lançamento contábil caso a forma de pagamento seja à vista, ou a prazo?

Tenho pouco conhecimento contábil, então desculpem-me por qualquer inconveniência.

Desde já, obrigado pela ajuda.

Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 09:41

Eder Marcelo Bueno do Nascimento ,
Seria o seguinte:

1. Registro do valor da nota fiscal do fornecedor:

D – Estoques de Mercadorias (Ativo Circulante) R$ 230,00
C – Fornecedores (Passivo Circulante)

2. Registro do ICMS recuperável:

D – ICMS a Recuperar (Ativo Circulante) R$ 34,00
C - Estoques de Mercadorias (Ativo Circulante)

3 – Registro do frete:

D – Estoques de Mercadorias (Ativo Circulante) R$ 50,00
C - Fornecedores – Fretes a pagar (Passivo Circulante)

4. Parcelas de crédito do IPI

D. IPI Recuperar (Ativo Circulante) R$ 20,00
C - Estoques de Mercadorias (Ativo Circulante)

O valor do frete e outras despesas agregam ao valor de custo da mercadoria .
OBS: no caso de empresa que não irá aproveitar o crédito de IPI, este também agrega ao custo da mercadoria .

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )
Eder Marcelo Bueno do Nascimento

Eder Marcelo Bueno do Nascimento

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 9 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 09:53

Muito Obrigado por responder Felipe Moura.
Estou com muita dificuldade nessa etapa.

Só para esclarecer então:

Para uma empresa que não aproveita o crédito do IPI:
* C - Caixa / banco (AC) 280,00
D - ICMS a recuperar (AC) 34,00
D - Estoques (AC) 246,00

Para uma empresa que aproveita o crédito do IPI:
* C - Caixa / banco (AC) 280,00
D - ICMS a recuperar (AC) 34,00
D - IPI a recuperar (AC) 20,00
D - Estoques (AC) 226,00

* O crédito realizado no caixa ou banco, é realizado supondo que paguei essa mercadoria à vista, correto?
Se sim, como ficaria se caso tivesse comprado a prazo, no Boleto que no caso entraria na minha relação de contas a pagar?
Na conta de fornecedores não é realizado nenhum lançamento?

Uma pergunta de iniciante mesmo, a sigla "(AC) " que tem após cada lançamento de conta, quer dizer algo?

Grato pela ajuda.

Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 09:59

Eder Marcelo Bueno do Nascimento ,
Eu editei minha mensagem de uma olha novamente. Só credita caixa em operações a vista do contrário seria a conta Fornecedores.

Siglas:
AC- Ativo circulante
PC - Passivo circulante

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )
Eder Marcelo Bueno do Nascimento

Eder Marcelo Bueno do Nascimento

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 9 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 10:17

Perfeito Felipe Moura, ficou bem mais claro agora.
Se possível gostaria de aproveitar um pouquinho mais do seu tempo, para tirar mais algumas dúvidas.

1) Só para confirmar, é uma dúvida tola, mas não custa confirmar: Todo lançamento deve ser Debitado e Creditado, correto?

2) Pelo que eu entendi, para o Boleto que a empresa terá que pagar no momento do cadastro do contas a pagar, não se faz lançamento contábil, somente quando for dar a baixa deste, ou seja o pagamento do boleto, seria isso mesmo?
Exemplo:
Para esta nota de total 280,00 irei gerar um contas a pagar do valor, porque será pagamento a prazo. Para esta operação não se faz o lançamento contábil? E na baixa deste contas a pagar?

3) Agora, utilizando o cenário anterior, mas digamos que na nota fiscal veio destacado PIS, COFINS e ICMS ST? O lançamento eu realizaria como o ICMS? Porque o ICMS ST implica no valor total da Nota, e o PIS e COFINS não.

Exemplo:

PIS
D - PIS a Recuperar (Ativo Circulante) R$ Valor
C - Estoques de Mercadorias (Ativo Circulante)

COFINS
D - COFINS a Recuperar (Ativo Circulante) R$ Valor
C - Estoques de Mercadorias (Ativo Circulante)

ICMS ST
D - ICMS ST a Recuperar (Ativo Circulante) R$ Valor
C - Estoques de Mercadorias (Ativo Circulante)

Grato

Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 10:29

Eder Marcelo Bueno do Nascimento,
Nos lançamentos contábeis tudo é baseado no método das partidas dobradas, ou seja, para todo debito possui um crédito correspondente. Na baixa do boleto seria o seguinte lançamento para compras a prazo:
D - Fornecedores (PC)
C - Caixa / Bancos (AC)

Quanto ao aproveitamento de crédito dos tributos é exatamente como você demonstrou acima.

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )
Eder Marcelo Bueno do Nascimento

Eder Marcelo Bueno do Nascimento

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 9 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 11:39

Certo Felipe.
Só queria confirmar mas 3 coisinhas para finalizarmos, se puder me ajudar agradeço.

1) No caso do Lançamento do IPI caso a empresa não aproveite crédito, lanço o valor do IPI no custo da mercadoria, e caso a empresa aproveite o crédito lanço nas contas conforme me orientou.
Para o ICMS ST, que também implica no valor total da nota, funciona da mesma forma(adicionando no custo da mercadoria quando não aproveita crédito)? Ou sempre lanço da forma abaixo?

D - ICMS ST a Recuperar (Ativo Circulante) R$ Valor
C - Estoques de Mercadorias (Ativo Circulante)


2) No caso do lançamento do frete, na entrada da nota o frete vem destacado as vezes, mas as vezes não vem, e sempre vem o conhecimento de transporte que também farei a entrada. A dúvida é não pode ocorrer duplicidade deste lançamento certo? Caso lance na entrada não posso lançar de novo quando dar entrada no conhecimento de transporte, correto?

3) Para as operações de saída da empresa(venda de mercadoria), funciona também como os de entrada que acabamos de analisar correto? Claro que mudarão as contas e as operações de crédito e débito considerando que são operações inversas(saída).

Desculpe-me por tantas perguntas, e muito obrigado pela sua ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.