x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 40.732

Exeplo de custo de serviços prestados.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 4 agosto 2008 | 19:12

Boa noite, Marcos


Recomendo que, antes de darmos início aos exemplos de lançamentos, você estude com atenção este tópico sobre custos e despesas, no qual há importantes observações formuladas por Saulo Heusi

Se continuarem suas dúvidas após o exame deste texto, volte a postar, especialmente com dúvidas mais objetivas/específicas.

Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
MARCOS SANTELLI

Marcos Santelli

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 5 agosto 2008 | 09:52

Obrigado Ricardoentendi, mas a minha duvida e o seguinte como efetuar os lançamentos, um exemplo quando é custo da mercadoria vendida se debita a conta CMV e credita estoque, no caso da prestação de serviço ficaria como esses lançamentos..essa e minha maior duvida.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 5 agosto 2008 | 14:44

Boa tarde, Marcos


Segundo consta nos assuntos já arquivados no Fórum, são classificáveis como custos de serviços prestados todas as despesas incorridas que tenham características imprescindíveis à exploração da prestação dos serviços.

Conforme já coloquei em outro tópico a respeito de custo de serviços prestados em uma empresa que explora o ramo de fotocópia (xerox), envio e recepção de fax, encadernação, plastificação e digitalização de imagens, o controle de custos e despesas será de acordo com o porte da empresa e também a setorização da mesma para que com certeza e segurança se possa atribuir os custos a cada departamento e separá-los das despesas.

Neste contexto, disse também que se a empresa for modesta e as compras de materiais (toner, papel, espirais, etc.) forem pequeninas (o suficiente para utilização em um espaço de tempo pequeno e que a aquisição e respectivo consumo ocorra dentro do mesmo mês) e constantes, convém já lançar estes fatos diretamente no grupo de "Custo dos Serviços Prestados", às suas respectivas contas.

...um exemplo quando é custo da mercadoria vendida se debita a conta CMV e credita estoque, no caso da prestação de serviço ficaria como esses lançamentos..essa e minha maior duvida


Caso haja possibilidade de mensurar corretamente o estoque de materiais, nesta mesma empresa do exemplo o mecanismo seria da seguinte forma:

1. Na aquisição do material (por exemplo, papel A4):

D) Estoques de Materiais de Consumo - Papéis (AC)
C) Caixa ou Bancos ou Fornecedores
R$ Valor da Compra

2. Pelo consumo do material, desta maneira caracterizando custo pelo mesmo haver sido deslocado do estoque para efetiva aplicação nos serviços, com base em requisição do setor de máquinas de cópias para o almoxarifado:

D) Despesas com Papel (CR)
C) Estoques de Materiais de Consumo - Papéis (AC)
R$ Valor da quantidade de resmas, calculado de acordo com a ficha de controle de estoques.

Bom trabalho


Notas:

1) As contas aqui mencionadas são ilustrativas e caso esta sugestão seja posta em prática convém observar e adequar o plano de contas da empresa a tanto;

2) Tratando-se apenas de contabilização de material de consumo e também pelo fato de ser um exemplo genérico, aqui não foi abordada a contabilização de tributos (a recuperar ou a pagar) eventualmente incidentes sobre os fatos.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
ines s leandro

Ines s Leandro

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 12 maio 2011 | 17:08

Boa tarde, estou com seguinte duvida:
Como faço o debito e o credito de custo de serviços.
O meu cliente presta serviços de mao de obra no conserto de equipamentos de informatica, não utiliza peças dele e sim somente utiliza sua mão de obra. Já tenho o percentual do custo, somente não sei em que contas lançar.
Grata

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.