x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 767

Criando um novo Plano de Contas Lucro real

Felipe Santos

Felipe Santos

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2015 | 14:16

Boa Tarde meus Caros!

Na empresa que eu trabalho estamos implementando o sistema ERP SAP, percebemos que o plano de contas padrão do sistema não nos atende, então meu diretor pediu para criar um novo plano de contas que supra com nossas necessidades, entretanto, ele me pediu para criar o plano de contas baseado em leis, normativas, mp, etc... Pesquisando vi sobre a Lei 11.638/07 e MP nº. 449/08, só que ela não é clara sobre um modelo de plano de contas.

Gostaria de saber quais leis, normativas, mp, etc... que tratam de plano de contas e se existe algum plano de contas completo?


Nossa estrutura será divida assim:
1. Ativo
2. Passivo
3.Patrimônio Líquido
4.Receitas
5.Custos
6.Despesas
7. Contas de Compensação

*Por uma questão de controle interno será separado os custos, despesas e receitas.
** O sistema SAP exige a criação de contas de compensação.



Nossa empresa é do ramo de comercio e distribuição e somos enquadrados no Lucro Real.

Agradeço a ajuda de todos!

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 08:06

bom dia Felipe,

Você não ira encontrar uma Lei que trata especificamente do plano de contas, pelo fato de cada empresa tem de adequar o plano de acordo com as suas necessidades, por exemplo, o plano de contas da minha empresa tem cerca de 2 mil contas.

Um plano de contas modelo bastante usando como referencia é o que esta no Manual de Contabilidade da FIPECAFI que é desenvolvido por ótimos profissionais e professores da FEA/USP.


Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.