x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.298

Contabilizar valores dos socios na empresa

RONI EDSON MARTINHO CRCMG 112055/O

Roni Edson Martinho Crcmg 112055/o

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 12:49

Boa tarde;
preciso de uma informação, a seguinte:

Faço a contabilidade de uma empresa cujo sócio está misturando situação pessoal com o movimento contábil da empresa, por mais que já alertei sobre isso, não consigo fazer com ele pare com essa condição... o que é pior é que ele está fazendo movimentações pessoais nas contas bancárias da pessoa jurídica, nesse caso fica difícil, porque tenho que contabilizar o extrato bancário e fechá-lo...
Faço da seguinte forma:

Caixa
a
Banco
histórico = Reforço ao Caixa p/pagtos diversos...

Sei que não é o correto... E o que é pior o caixa está "inchando", porque não tenho documento para fazer a saído do Caixa.

Alguém pode me dar uma luz sobre essa situação ?
Obrigado.
Roni

Bom dia, tudo bem?
Eu lí sobre isso mesmo... mas na prática não conheço ninguém que tenha feito. parece que esse entendimento são dos juízes das 1ª,3ª e 4ª região federal, mas não sei se isso "virou" uma sumula vinculante, vc tem algum material? Ob
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 13:02

boa tarde Roni!

Situação complicada e muito perigosa.... Em primeiro lugar, faça um documento, tipo uma norma de procedimentos, onde entre outras coisas, você mencione que não é de sua responsabilidade os sócios utilizarem as contas bancarias da Pessoa Jurídica em benefício próprio.

Segundo, TODAS as movimentações bancárias feitas pelo sócio, você lança:

1 - Se ele retirar dinheiro

D - Empréstimos de Sócios (AC)
C - Bancos

2 - Se ele depositar:

D - Bancos
C - Empréstimos de Sócios (AC)

Assim, você demonstra que o mesmo está tirando ou colocando dinheiro próprio da empresa.... O Fisco pode glosar isso, afirmando ser "Retirada de Pro Labore" e tributar isso, mas pelo menos fica mais "limpa" sua contabilidade.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.