x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.993

E-Lalur e E-Lacs

Heloisa Alves Bertão

Heloisa Alves Bertão

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 17:19

Boa tarde a todos,

Estou elaborando a ECF de uma empresa Lucro Real, mas estou com algumas dúvidas referente a forma correta de preenchimento e gostaria que alguém me auxiliasse...

A empresa em questão tem um saldo de prejuízo de anos anteriores a serem compensados nos próximos exercícios no valor de R$ 10.000,00 (exemplo), criei uma conta na ficha M010 (Identificação da Conta na parte B - Lalur) com esse saldo com a seguinte nomenclatura "Prejuízos Fiscais Acumulados de Períodos Anteriores", efetuei o mesmo procedimento na ficha M010 (Identificação da Conta na parte B - Lacs) Bases de Cálculos Negativas Acumuladas de Períodos Anteriores". No ano todo de 2014 a empresa encerrou seus trimestres com prejuízo, por tanto, em cada ficha M010 (Lalur e Lacs) criei novas contas com as seguintes nomenclaturas "Prejuízos Fiscais do Período" e "Bases de Cálculos Negativas do Período". Nos registro M410 (Lançamentos sem reflexos na parte A) efetuei os lançamentos dos prejuízos dos períodos. Primeiramente gostaria de saber se esse procedimento está correto?

Minha outra dúvida é referente o registro M500 (Demonstrativos de Saldos), como o próprio nome já diz ele demonstra os valores a serem compensados em períodos subsequentes, mas como eu criei duas contas diferentes em cada ficha (uma dos anos anteriores e outra para o próprio período), nesse demonstrativo ele cria duas linhas uma com o saldo anterior e outra com os saldos dos exercícios sendo acrescidos em cada período, gostaria de saber se essa forma de exibição ficará correta? Pois no ultimo trimestre ele fica com o saldo final de prejuízo do ano, mas nele não consta o saldo de 2013 e esse campo não permite alteração.

Desde já agradeço!

Att,
Heloisa Alves

Luiz Mauricio Rodrigues de Almeida

Luiz Mauricio Rodrigues de Almeida

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 13:18

Heloisa Alves,
Boa tarde.

O procedimento em relação ao seu primeiro questionamento está certo.

Quanto ao segundo, o saldo de 2013 foi utilizado totalmente em 2014? Se sim, está correto a demonstração.

Se persistirem mais dúvidas, questione.

Atenciosamente.

Luiz Mauricio Rodrigues de Almeida
Consultor Tributário e Contábil
Contador - CRC GO nº 24.586/5-O

e-mail: [email protected]
Heloisa Alves Bertão

Heloisa Alves Bertão

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 26 setembro 2015 | 10:05

Bom dia Luiz Mauricio,

Não, na verdade eu não compensei saldo nenhum de 2013, pois em 2014 durante todo o exercício foi apurado prejuízo, por tanto o saldo aumentou, só que na ficha M500 ele consta em duas linhas, o saldo de anos anteriores e o do ano de 2014, penso se não teria uma forma de unificar os saldos nessa ficha, ou se realmente deve ser informado dessa forma.

Att.
Heloisa Alves

Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 25 abril 2016 | 14:36

Boa Tarde,

Tenho um cliente que foi optante pelo simples nacional até 30/06/2015 e a partir de 31/07/2015 começou a operar como lucro real. Existe no balanço um lucro referente ao período em que estava no simples, já os 2 trimestres apurados pelo lucro real deram prejuízo. É possível compensar esse prejuízo com parte do lucro apurado no simples?

Juliana
WS Moduli - Gestão Empresarial

"Força, Foco e Fé"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.