x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.314

Balanço de Abertura

Celso Ricardo Faria Machado

Celso Ricardo Faria Machado

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 17:42

Prezados,

Ajude-me! Estou Fazendo o balanço de abertura de uma pequena transportadora e me deparei com a seguinte situação: A empresa possui dois caminhões, sendo que estes estão financiados em nome de terceiros e o único documento que possuo é um contrato de compra e venda firmado entre o pai do sócio da empresa e o vendedor. Pergunta: Como faço para lançar esse veículos na contabilidade? Se é que isto é possível.

Obrigado!

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 09:19

Celso,

O veículo está em nome de algum sócio?

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Celso Ricardo Faria Machado

Celso Ricardo Faria Machado

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 14:12

Kaik,

O veículo não está em nome de nenhum dos sócios e encontram-se financiados em nome de terceiros. A empresa adquiriu os veículos e assumiu as parcelas do financiamento, sendo que, o único documento disponível é um contrato particular de compra e venda que foi firmado entre o pai do sócio e o vendedor. O pai desse sócio não consta no contrato social. Espero ter sido claro.

Obrigado!

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 14:30

Celso,

Isso não pode, se a empresa paga pelas parcelas é de obrigatoriedade possuir um CONTRATO de aluguel onde deverá conter uma cláusula que diga q a empresa irá pagar tais despesas.. Caso contrário a empresa além de não poder registrar não pode arcar com parcelas alguma pois está infligindo o princípio da entidade, mas digamos que o sócio "ache ruim" e não queira efetuar contrato e deixar como está. Para regularizar dentro dos tramites legais você terá de fazer tais pagamentos das parcelas como adiantamento aos sócios, onde que no final do exercício o valor do lucro a ser distribuído será deduzido por tais adiantamentos, seguindo a ordem:

D- Adiantamentos p/Sócios - AC
C- Disponível Caixa e Equivalentes -AC

Provisão do lucro a distribuir:
D- Lucro no período ou Acumulados - PL
C- Dividendos a Distribuir ou Pro-Labore a Pagar - PC

Dedução do adiantamento:
D- Dividendos a Distribuir ou Pro-Labore a Pagar - PC
C- Adiantamentos p/Sócios - AC

Estes são procedimentos cabíveis para a situação vejo eu..

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
JOSE CELIO DE LIMA

Jose Celio de Lima

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2015 | 10:01

Prezados,

Ajude-me! Estou com uma empresa prestadora de serviços (EIRELI - ME) e a mesma nunca fez o balanço patrimonial, gostaria de saber de que forma devo iniciar, quais os documentos necessarios para fazer o mesmo, a empresa foi aberta em novembro de 2013, mas nao houve movimeto, a nao ser o pagamento de aluguel, pagamento das taxas para abertura da empresa e pagamento de honorarios, so em janeiro de 2014 foi que iniciamos a faturar notas fiscais de serviços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.