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Criar contabilidade

Nilson  Moura

Nilson Moura

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 15:36

Boa Tarde,

Preciso criar escrituração contábil para algumas empresas.
Tenho uma que é uma construtora , com abertura em 2013 , porém com receitas de vendas só em 2015.
Alguém poderia me orientar a respeito ?

Nilson Moura

( você nunca sabe que resultados virão da sua ação .
mas se vc não fizer nada, não existirão resultados ) Mahatma Gandhi
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 06:51

Bom dia Nilson.

Vamos ver se entendi: as empresas estavam paradas e começaram a ter movimento só em 2015?

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 07:07

Bom dia Nilson,

Se empresa funcionou ainda que apenas administrativamente ou em fase pré operacional, o período deve - ou deveria - ser contabilizado. Se nunca funcionou, legalizou mas não chegou a iniciar as atividades, não há que se contabilizar.

Já passei por situações onde o escritório assumiu a contabilidade de empresa que funcionava há mais de 20 anos e nunca teve diário, era absolutamente impossível reconstituir a contabilidade desde a sua abertura, bem como o cliente não dispunha de recursos financeiros para pagar por este serviço. Com isso, procedemos a um balanço de abertura, com as informações fornecidas a partir dos registros de obrigações acessórias, extratos bancários e informações dos sócios e começamos a contabilidade a partir dali, devidamente resguardados com um termo de início de responsabilidade técnica, onde nos exime completamente da responsabilidade pela falta de escrituração anterior.

Ao levar a registro, a junta comercial negou o registro dos livros por faltarem os livros anteriores, fiz um recurso chamando atenção para o princípio da continuidade da entidade, ou do ponto de vista jurídico, o princípio da preservação da empresa, e aleguei que caso a Junta não aceitasse e registrasse os livros, fadaria a empresa a estar eternamente irregular, levando-a à derrocada, mais cedo ou mais tarde. Portanto, seria justo, necessário e juridicamente correto aceitar os livros, devendo a empresa mantê-los em dia e não podendo se eximir da responsabilidade civil, fiscal e inclusive criminal, no que couber, pela falta dos registros contábeis anteriores. Recurso foi aceito e os livros registrados.

Espero que possa ter ajudado.

Forte abraço.

Nilson  Moura

Nilson Moura

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 08:17

Bom Dia Paulo / Sergio

Paulo , entrei em um escritório contábil para organizar escrituração contábil , empresas do lucro presumido e simples nacional.
Preciso verificar a obrigatoriedade de cada uma.
Esta em questão é uma construtora que foi aberta em 2013, não tem escrituração contábil, só teve venda em 2015.
Estou buscando informações para iniciar sua contabilização.

Sergio obrigado pela colaboração.

Nilson Moura

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Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 08:26

Bom dia Paulo,

Só teve venda em 2015, mas operou de alguma forma em 2014? Teve folha de pagamentos, retiradas pró labore, despesas diversas, compra de material, conta em banco ou algo deste gênero?

Quanto a obrigatoriedade de se escriturar o diário, seja do lucro presumido, ou do lucro real, ambas estão obrigadas.

Forte Abraço.

Nilson  Moura

Nilson Moura

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 08:38

Oi Sergio,

estou levantando essa documentação, despesas com certeza....
Abraço.

Att.

Nilson Moura

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Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 08:41

Bom dia Nilson,

É, se houve despesa, o correto é contabilizar...

Aí você poderá cair em outra questão clássica da contabilidade em escritório, quase um "ser ou não ser" da filosofia, que é: "Como ter despesas sem receita?" Claro que a gente pode queimar aí o Capital Social, mas se o Capital Social não cobrir, começam os problemas... Alternativa é empréstimo dos sócios à empresa.

Forte Abraço.

Nilson  Moura

Nilson Moura

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 15:56

ok Sergio,

Boa Tarde,

Abraço.

Nilson Moura

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