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Escrituração contabil

Vanessa

Vanessa

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 15:20

Olá Prezados colegas,

O que fazer quando um cliente mistura a pessoa fisica com pessoa juridica faz uma bagunça toda que é praticamente impossível fazer a contabilidade, quais os procedimentos adequados do contador diante disto ?

desde já agradeço

Vanessa.
Nilson  Moura

Nilson Moura

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 15:46

Boa Tarde Vanessa ,

Oriente o cliente a fazer a separação da pessoa física e jurídica , pagando as contas separadas , pois pode causar muitos problemas a empresa , até a sua falência.

Nilson Moura

( você nunca sabe que resultados virão da sua ação .
mas se vc não fizer nada, não existirão resultados ) Mahatma Gandhi
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 15:52

Vanessa ,

Orientar de modo claro que seu cliente entenda que PJ e PF são personalidades distintas observando o principio da Entidade uma não pode se confundir com a outra, reforçando a resposta do nosso colega acima peça-os para separar tais documentos, mas digamos que o sócio utiliza a conta da empresa para arcar com suas despesas pessoais, ora então deve ser feito lançamentos de ajuste como adiantamento para os sócios sendo deduzindo no final do exercício social do seus lucros a receber.


Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 15:58

Boa tarde Vanessa,

Se é de fato impossível, alerte ao cliente, por escrito, do que está acontecendo, deixando claro que toda a responsabilidade civil, tributária, penal e administrativa será dele, e quais podem ser as consequências.

Depois disso, se ele continuar sem lhe dar condições de trabalhar, proceda os seus serviços na medida do possível, sempre alertando para o fato.

Se ele se acertar, faça um termo de responsabilidade para que ele assine que reconhece que até aquele momento não havia dado condição de escriturar e tudo mais, e que você assume a responsabilidade a partir dali, proceda ao balanço de abertura e pronto...

Forte abraço.

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