x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 438

Minha primeira empresa. E agora?

RONNY S.O.

Ronny S.o.

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 6 outubro 2015 | 09:28

Bom dia pessoal!
Já tive algumas dúvidas e vi que o pessoal do fórum é extremamente prestativo e por isso recorro a vocês novamente.

Sou do Distrito Federal e abri meu pequeno escritório. Pintou um serviço aqui outro ali, mas agora vai começar de verdade.

Um cliente me procurou para abrir uma clínica de psicologia. Já passei a documentação pra ele e está providenciando.

Tenho algumas dúvidas e se puderem me ajudar...

1 - Eu realmente preciso pagar para ter os programas de folha de pagamento, escrituração, etc? Ou tem algo free que possa ser usado com segurança?
2 - Caso não exista nenhum sistema gratuito, consigo fazer "manualmente" os procedimentos, visto que ele não terá empregados?
3 - Na questão de tributação. Quantas guias são geradas por mês? Ele se enquadrará no Simples, com uma tributação quase 17%. É só uma guia mesmo? Ou tem outras guias (Fazenda Nacional ou Fazenda do DF);
4 - Mesmo não tendo empregado, preciso mandar a GFIP?
5 - Quais são as informações mensais de devo fornecer aos órgãos públicos? Receita Federal, GDF, INSS, CEF?

Muitas perguntas, mas creio que aqui seja o melhor lugar para conseguir ajuda.

Obrigado desde já!
Ronny

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Terça-Feira | 6 outubro 2015 | 09:36

Bom dia Ronny,

1 - Existem programas gratuitos sim, mas se são seguros, não sei dizer.
2 - É possível fazer manualmente quase todos os procedimentos sim. Se não tiver funcionários e uma empresa só... É possível.
3 - Gerada apenas a Guia do Simples e a Guia do INSS sobre o pró-labore.
4 - Sim. Com a informação do pró-labore, inclusive.
5 - Informar o faturamento no site do simples e a GFIP.

Forte abraço.

RONNY S.O.

Ronny S.o.

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 6 outubro 2015 | 09:43

Valeu Sérgio!!!
Já vou me inteirando aqui.

Agora me veio outra dúvida. Caso tenha funcionário, não seria possível fazer manualmente os procedimentos?

Obrigado mais uma vez.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.