x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 874

Contabilidade Correta

Natercia Neres de Oliveira

Natercia Neres de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2015 | 07:32

Bom dia.

Preciso da ajuda de vocÊs.

Estou tentando corrigir a contabilidade de uma determinada empresa aqui do escritório.

Em janeiro de 2015 o caixa já começa credor. Então percebi que as compras estavam lançadas tudo á vista, sendo que a empresa compra a maior parte á prazo.
E duplicatas foram pagas á vista, sendo que nem dinheiro tinha o caixa.

Então fiz o seguinte:

1º Nas compras coloquei maior parte á prazo, já que realmente o cliente compra á prazo
2º Nas duplicatas pagas coloquei para banco, já que tinha saldo e conforme minhas verificações a empresa não paga tudo á vista.

Mesmo assim a conta caixa continua credor.

O que devo fazer.

Obs: Já enviei esta pergunta com outro Assunto, porém não fui respondida. Por isso estou enviando novamente

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2015 | 08:59

Natercia,

Se o Caixa inicial está credor é que houve erros de lançamento no exercício anterior, deverá ser apurado e analisado os balancetes para conferência e correção.
Para o saldo chegar ao ponto de credor é que a empresa está tendo mais despesas do que receitas, sendo assim solvido o capital de giro que possivelmente não suportou a "carga" e chegou ao "estouro" (Crédito).

É aconselhado rever os lançamentos, pois se alterou as compras e ainda continua incorreto é porque há lançamentos a mais incorretos.

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Natercia Neres de Oliveira

Natercia Neres de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 13 outubro 2015 | 08:12

Bom dia! Kaik

Em relação a minha pergunta acima queria que me orientasse novamente.

Conforme sua resposta se o meu caixa começa o ano credor é por que houve erros de lançamento no exercício anterior. Porém já esta tudo fechado em 2014 e já não temos nada desse cliente referente ao ano passado. Estou tentando trabalho só em relação a este ano. Como proceder se não der para eu analisar as movimentações de 2014?

Outro coisa aproveitando a mensagem.

Como posso conciliar banco.?

Solicito extrato com cliente?

E depois..........

Everton Francisco Chalcoski Baptista

Everton Francisco Chalcoski Baptista

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 13 outubro 2015 | 08:22

Bom dia, Natercia Neres de Oliveira

Conciliação do banco você tem que solicitar sim os extratos mensais para o seu cliente, para você verificar realmente o que foi pago através dele, verifique também se por acaso seu cliente não fez nenhum empréstimo que não esta na contabilidade, isso também pode acarretar em caixa negativo.
E caixa negativo é muito perigoso nas demostrações contábeis, pois demonstra empresa descaptalizada ou aquele velho "caixa 2" com compras contabilizadas pelas notas de reposição de estoque mais as vendas sem emissão do documentos fiscal. Sugiro uma conversa franca com seu cliente a respeito disso.

Att,

Everton Francisco Chalcoski Baptista
Assistente Contábil
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 13 outubro 2015 | 11:33

Natercia,

Primeiro parabenizo a rica resposta do nosso colega Everton, onde que a conciliação segue sua instrução.

Agora o acerto do saldo inicial da conta banco digamos que você tenha o valor inicial que provavelmente deve estar Devedor (correto) você irá ter que fazer um ajuste nas contas patrimoniais para seguir corretamente seu exercício atual. Lembrando que se o saldo está credor onde que na verdade deveria ser devedor, logo se conclui que o lucro da sua empresa no período foi abaixo do esperado, então deve acertar também o lucro já que deveria ser a maior.
Os lançamentos são:
01/01/xxx
d- disponível caixa e equivalentes(banco) - AC
c- ajuste de exercícios anteriores - PL

Acerto da conta patrimonial
d- ajuste de exercícios anteriores -PL
c- lucros/prejuizos acumulados - PL

Seguindo tais lançamentos sua contabilidade iniciará correta, e após isso, manter controle sensivelmente dos lançamentos.

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2015 | 07:31

Natercia,

Você fará em 01/01/2015 e irá pegar o saldo acumulado de lucros em 31/12/2014 e com este saldo fará o acerto..

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.