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Simples Nacional

Yasmin

Yasmin

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 15:35

Boa Tarde Colegas,

Preciso de um socorro de vocês, um cliente veio para minha contabilidade, e fui refazer os impostos ja enviados em meu sistema, e conferindo com o da recita, só questão de manter o sistema com as informações corretas, porém percebi que havia uma declaração retificadora feita recente depois que o cliente está na minha contabilidade, retificando um imposto de 2013, porém não foi eu quem fiz essa retificação e a retificação foi feita dizendo num determinado mês daquele ano não teve faturamento, sendo que essa informação não procede, o antigo contador ainda tem acesso a empresa, e teve problemas com o cliente tanto o cliente se retirou de lá, porém não posso provar que foi ele que fez, gostaria de uma ajuda de vocês, de como consigo verificar quem transmitiu essa declaração ?

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 15:49

Yasmin, sinceramente não sei se tem como descobrir quem que fez tal retificação, a única recomendação é trocar imediatamente o código de acesso e se certificar que caso ninguém do seu escritório fez tal retificação por engano já comunicar o fato ocorrido ao cliente para eximir você de possíveis penalidades.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
LUCIANO FAYER BASTOS

Luciano Fayer Bastos

Ouro DIVISÃO 3
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 15:51

Yasmin , esta informação é considerada sigilosa e privilegiada.Para tal informação para saber que IP de internet fez esta retificação seria necessario abrir um processo junto a RFB

Luciano Fayer Bastos

https://www.linkedin.com/in/luciano-fayer-554b5912a/
Twitter: @fayerluciano

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
Yasmin

Yasmin

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 15:54

Obrigada Andrei,

Já alterei o código de acesso, e irei informar ao cliente, eu trabalho só, então não resta dúvidas de que foi feito por ele, o que me entristece e saber que existem profissionais assim na nossa área, o que eu já tive de problema nesses dois meses, não foi pouco além do fato dele se negar a me passar algumas informações até hoje, mas serei mais prudente daqui pra frente.

Valeu mesmo!

Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 16:07

Boa tarde Yasmin,

Nesse caso acredito que você deva comunicar o acontecido a seu cliente por escrito e colher a assinatura dele, para demonstrar que ele está ciente do acontecido e no futuro você tenha documentado o que aconteceu. Porque daqui a quatro ou cinco anos as vezes podem não lembrar do que houve.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 16:12

Ola Yasmim!

é uma coisa muito triste ver que ainda temos "contadores" (não chamo uma pessoa destas de profissional) que não se conforma em perder clientes....

e Não tem como, à não ser com provas para denunciar no CRC, de provar o DOLO e conseguir mais informações...

Sugiro que quando alguém for te procurar para te dar a contabilidade, antes pedir um resumo do DASN e das Apurações do DAS mensais... ele pode alegar que está pensando em um empréstimo e pediram isso para ele.. pelo menos você terá provas de que a alteração não foi feita por você e sim por ele... é uma forma de se resguardar.....


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Yasmin

Yasmin

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 18:13

Luciano,

Eu procurei o CRC daqui do DF para me orientar nesse caso, o CRC me informou que neste caso o cliente deve ir ao CRC com cópia do contrato de prestação de serviço, o que já impossibilita porque o cliente nunca assinou contrato com ele, e abrir uma denúncia, a Senhora que me atendeu disse também que leva de 3 a 5 meses, para ser analisado o processo e disse que o CRC não pode obrigar o contador anterior a devolver a documentação, por isso conversei com o cliente, e o mesmo ficou durante dias indo até a antiga contabilidade para conseguir parte da documentação, tenho problemas também como por exemplo, quando tirei as certidões negativas e consulta fiscal, vi que teve meses que ele não tinha enviado relatórios de sefip, nem gerado guia de FGTS, ele não fez nada, quando questionei ele sobre, ele disse que faria e até hoje nada, por isso eu não tinha trocado senhas, mas já conversei com o cliente e vou fazer tudo que ele não fez e refazer o que está errado.

Preciso da ajuda de vcs pra saber como devo proceder com essa retificação ? será que tem como informar pra receita que ela foi indevida, ou fazer uma nova retificação?

Obrigada !!

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 19:12

Boa noite Yasmin,

Em primeiro lugar, faça um BOM contrato de honorários delimitando sua responsabilidade e isentando de possíveis erros anteriores, ou mesmo, de inconsistência na tentativa de corrigir alguns desses erros.

Oriente ao cliente que, se quiser, pode sim, e deve, denunciar o contador anterior ao conselho. Não recomendo que "pilhe" isto, pois não acho a conduta muito legal, apesar dos pesares.

Por fim, se o rapaz não devolver mesmo a documentação, vale dizer que reter documento é crime, passível de Registro de Ocorrência na Polícia Civil.

Forte Abraço.

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2015 | 06:43

Bom dia Yasmin.


Agora você levantou um tema interessante.

E se uma pessoa fora do circulo do cliente/contador atual pegar a senha de acesso e enviar declarações?

Eu suponho que indo a receita e solicitando o endereço ip da maquina que enviou a declaração e levando isso a uma delegacia se possa abrir um BO.

Vou pesquisar mais sobre isso...

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
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