x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.599

Ajustes Exercícios Anteriores

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Terça-Feira | 27 outubro 2015 | 09:45

Bom dia!

Procurei nos tópicos e não encontrei por isso criei o mesmo.

Vamos fazer o PerdComp de IPI a recuperar, já que nas minhas saídas a alíquota é reduzida a ZERO e eu adquiro matérias primas que tem IPI e por isso me creditei deste imposto.

Acontece que descobri que não foram contabilizados esse créditos de 11/2010 até 12/2012 que me gerou um valor de R$ 523.366,00, valor este comprovado em todas as notas fiscais de entrada, onde não foi contabilizado à conta do ESTOQUE o valor do IPI.

Gostaria da ajuda dos colegas sobre como eu faço para "contabilizar" o IPI desse período agora em 2015 para eu poder "restutuir" o valor pago?


Aguardo retorno

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 27 outubro 2015 | 10:21

Prezado Eduardo Molinari, bom dia! Tudo bem?

Então meu colega, eu recomendo reconhecer esta receita em conta de Ajuste de Exercícios Anteriores como retificação de erro de modo que este montante não influencie no exercício social de 2015.

Mas é sempre importante lembrar que se a forma de apuração é LUCRO REAL, os ajustes de exercícios anteriores deverão ser refletidos na escrituração fiscal competente . Isto é, nos anos em que os créditos não foram destacados, os valores dos seus estoques ficaram superiores ao verdadeiro e oneraram o resultado indevidamente quando foram vendidos, de modo que a base fiscal tenha sido reduzida. E se você não computar esta receita em algum momento, poderá ter problemas.

Então, se for o caso, ou retificas a DIPJ de 2010 a 2012 ou reconhece a receita na escrituração de 2015.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Terça-Feira | 27 outubro 2015 | 10:29

Bom dia Mauricio T., obrigado pelo retorno e está tudo bem sim Graças a Deus!

Mas não é bem uma "receita", na minha visão... Eu vou utilizar o saldo a restituir para compensar outros tributos federais.... aí sim seria uma receita.. eu agora ia apenas "contabilizar" o crédito.. fiquei em dúvida...mas não posso simplesmente tirar do Estoque e lançar no IPI a Recuperar.. não acho isso correto...

O que me sugere?

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 27 outubro 2015 | 11:00

Eduardo,

Concordo contigo com relação a não poder subtrair este montante do estoque, até porque provavelmente este estoque afetado já tenha sido vendido, correto?

Também concordo por definição, que este ajuste não é propriamente uma receita na sua forma original, mas o fato é que os créditos que deveriam ter sido reconhecido no seu ativo foram indevidamente para o estoque e então acabaram onerando o teu resultado nos anos de 2010 e 2012. Correto?

Esta despesa deverá ser corrigida através de um crédito em Ajustes de Exercícios Anteriores. Este crédito nada mais é do que o reconhecimento de uma receita no exercício competente,

Após a constituição do seu ativo, aí sim você poderá realizar um lançamento de compensação entre "a recuperar" e "a recolher".

Mas a tributação é Lucro Real?

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Terça-Feira | 27 outubro 2015 | 12:39

Boa tarde Maurício!

Sim Lucro Real. ..
então pelo que entendi devo fazer o lançamento:

D - IPI a Recuperar (AC)
C - Ajuste Exercícios Anteriores (PL)

Quando eu for compensar o lançamento é:

D - IRPJ, CSLL, PIS ou COFINS a Pagar (PC)
C - IPI a Recuperar (AC)

Mais uma dúvida.. a CORREÇÃO dos valores.. também em Ajuste Exercícios Anteriores correto?


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.