x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 7.890

Escrituração de Frete. Passivo X Despesa.

Richard Silva.`.

Richard Silva.`.

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Controladoria
há 8 anos Terça-Feira | 27 outubro 2015 | 17:03

Prezados, boa tarde.

Tenho um cliente cujo ramo de atividade é Comércio de Mercadorias para Jardinagem.
considerando que fazemos a contabilidade no Regime de Competência, como devo contabilizar o FRETE nas seguintes situações;

1º) FRETE cobrado sobre a venda de mercadorias; (Sendo que cobramos os clientes na NFE, porém somos nós que pagamos o CT-e).

2º) FRETE cobrado sobre a compra de mercadoria; (Uma vez que compramos mercadorias, e junto a NFE vêm a CT-e).
Neste caso, estamos lançando;

D - Despesa com Frete
C - Frete a Pagar

D - Frete a Pagar
C - Caixa/Banco

Desde já agradeço a atenção de todos.

Fraternalmente,

Richard Silva.`.

Renato Guindani

Renato Guindani

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 27 outubro 2015 | 17:34

Boa tarde Richard

Não entendi muito bem sua pergunta, mas vamos tentar nos entender.

O frete da venda é Pago?

Se for a contabilização é da seguinte forma:

D - Despesa com Frete (Resultado)
C - Frete a Pagar (PC) ou C - Caixa (a vista)

Já na compra é Frete a Pagar?

Se for a contabilização é da seguinte forma considerando que compra de mercadorias:

D - Estoque (AC) (Agrega valor ao custo da mercadoria)
C - Frete a Pagar (PC) ou C - Caixa (a vista)

Espero ter ajudado.

Richard Silva.`.

Richard Silva.`.

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Controladoria
há 8 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2015 | 10:14

Renato, bom dia.

Perdoa-me se não fui claro. Na verdade, preciso saber como contabilizo o FRETE sobre minhas vendas de mercadoria?

Nas minhas vendas, destaco no DANFE o valor das mercadorias e COBRO o valor do FRETE dos meus clientes.
O valor que cobro dos clientes recebo junto com o valor da venda, porém, eu pago o CT-e da transportadora.

Ou seja,
Eu indico FRETE por conta do destinatário, (que me pagou junto com a NFE) , mas sou eu quem pago a transportadora. Como contabilizo?

Grato pela atenção,

Richard

Renato Guindani

Renato Guindani

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2015 | 13:32

Richard

Me diga uma coisa, o valor do frete que você cita que cobram do cliente na NF, é informando no campo Frete? Em caso de resposta afirmativa, acredito que esteja errado, já que esse campo somente é para quem possui veículo próprio.

Agora, se o valor do frete é agregado ao valor do produto, mantem o demonstrei acima.

D - Despesa com Frete (Resultado)
C - Frete a Pagar (PC) ou C - Caixa (a vista)

Mas não aconselho a fazer isso, pois terão que pagar PIS/COFINS e demais impostos sobre algo que não é faturamento, e sim, um repasse.

Richard Silva.`.

Richard Silva.`.

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Controladoria
há 8 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2015 | 13:36

Renato, boa tarde.

Finalmente estou esclarecido. vou verificar com meu cliente como é feito o destaque e em qual campo. Pois a informação que tenho somente, é que é cobrado em NFE.

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Fraternal abraço,

Richard

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.