x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.659

Estoques - CMV

André Alves

André Alves

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 13:41

Boa tarde,

Bom, minha pergunta é mais com intenção de pesquisa da experiência do pessoal do portal. Em relação ao estoque quais os metodos que se pode utilizar para apurarmos corretamente o CMV. Digo isso por que na faculdade aprendi que faziamos uma ficha de estoque e quando o produto era vendido faziamos a apuração dos custos seja por PEPS, UEPS ou MPM. Mas na prática nunca vi uma planilha assim, na maioria das vezes que vi foram baseados no valor de inventário que foi fornecido pela própria empresa, e para o espanto de alguns uma vez até por dedução de quanto o sócio achava que tinha. Acho isso importante uma vez que representa muito em uma DRE. Enfim, como vocês fazem para apurar o CMV, seja ele no Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples? E uma outra pergunta, existe alguma penalidade caso o valor apresentado de Estoques esteja divergente de alguma declaração, como o SPED ou a DASN que solicitam, por exemplo.

André Alves
Contabilidade
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 13:54

André,

Normalmente o CMV muita das vezes é apurado por custo médio ponderado, exceto as indústrias que apuram custos por absorção. Logo que apuração dos custos é rateada (grifo indústrias) basta fazer a fórmula "mãe" para a apuração no DR que é CMV ou CPV EI+(C-I) - EF = x.
Sim há penalidades de divergências de declarações, pois da a entender índice de sonegação, sendo assim penalizado de acordo com cada regulamento de seu estado, já que por sua vez estoque é de vistoria estatal.


Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 14:19

André Alves,

Vamos lá meu caro..
Empresas SIMPLES comércio, elas não calculam custo unitário pois o produto é apenas revenda sendo assim o custo é o próprio CMV.
Farei exemplo de lançamentos bem simples apenas para demonstração:
Na compra
50 unidades sendo 4,00 reais cada
D- Estoque 200
C- Caixa

Venda
D- Caixa
C- Receita com vendas 400
Digamos que nas vendas foram vendidos 40 unidades

Digamos que a empresa tinha 100 reais de estoque inicial com 25 unidades.
Calculo do estoque final:
EI 25 un + C 50 un - EF = 75 Un

Vendas = 40 Uni.
RCM = V 40 un - CMV 75 = (35 un)

Então seu estoque final tem 35 unidades multiplicados pelo custo unitário de 4 reais temos 140,00.
Voltando pro CMV:
CMV = EI 25 un + C 50 un - 35 = 40 Un

40 unidades x 4,00 = 160,00 Custo das Mercadorias Vendidas

Agora montando a DR:

RB 400
Deduções = 0,00
RL = 400,00
CMV= (160,00)
LB= 240,00

As industrias são do mesmo modo, no entanto o que diferencia são os métodos de apuração de custo e rateio, ora que industria tem que ratear por absorção e ora apurar seu markup.

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 14:28

Concordo com as observações conceituais do colega Kaik.

André Alves,

Dependendo do porte da empresa, estes cálculos e planilhas que você fala de forma MANUAL realmente não existem. É tudo via sistema, desde a valoração dos estoques até o cálculo do custo médio, mas o conceito é o mesmo.

Tudo o que se aprende na faculdade é a parte conceitual. Calculamos na "mão" para aprendermos, mas na maioria das vezes é o ERP que calcula e lança.

André Alves

André Alves

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 14:29

Kaik,

Fiquei com dúvida em seu exemplo, se sobraram 35 unidades então os $ 140,00 (35 * $ 4,00) ao meu ver seria o estoque final e não o CMV, correto?
CMV, pelo menos pra mim seria 4 reais vezes 40 unidades vendidas sendo portanto $ 160,00. Está certo?

André Alves
Contabilidade
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 14:40

Agradeço o reforço do amigo Mauricio,

André,

Fiquei com dúvida em seu exemplo, se sobraram 35 unidades então os $ 140,00 (35 * $ 4,00) ao meu ver seria o estoque final e não o CMV, correto?
CMV, pelo menos pra mim seria 4 reais vezes 40 unidades vendidas sendo portanto $ 560,00. Está certo?


A parte do estoque final é sim os 35 x 4,00 que são os 140,00. No entanto eu mencionei 40 unidades vendidas observado o total no lançamento há que calculando se tem 10,00 o valor unitário de venda.

Sendo assim calculando o CMV EI + C - EF= 160,00 vou demonstrar em valores em vez de unidades:
EI: 100,00 (25un) + C: 200,00 (50un) - 140,00 (35un) = 160,00 sendo as 40 unidades em estoque certo?

As vendas que mencionei foi no decorrer do exercício que por coincidência coincidiram com a mesma quantidade em estoque mas isso não diz que as vendidas são o CMV.

Entendido colega?

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
André Alves

André Alves

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 14:42

Mauricio T.

Sim, concordo absolutamente com o que diz, é praticamente impossível controlar manualmente. O que quero dizer aqui tem a finalidade de questionar que nem todas as empresas dispõem de um ERP que calcule o seu estoque e pelo que venho percebendo as empresas que tem o ERP, muitas vezes fornecem números que talvez não estejam corretos, pois já vi muitos resultados diferentes comparando um mês com outro, por exemplo um mês com $ 100,00 de venda e $ 20,00 de custo e em outros $100,00 de venda e $ 300,00 de custo. Meu questionamento é o que fazer nos casos em que a empresa não tem a capacidade de calcular seu estoque com ERP's ou outros.

André Alves
Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.