x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 10.154

Pagamento de Jubilação de Pastores

Solange Dantas

Solange Dantas

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 15:35

Boa tarde Colegas!!

Estou contabilizando uma Igreja Evangélica, e quando um pastor está com uma idade avançada a igreja paga "JUBILAÇÃO" para este. No caso este pagamento é como se fosse uma gratificação pelo tempo dedicado a igreja.

Neste caso, é correto eu abrir uma conta no grupo de despesas com Pessoal com o nome JUBILAÇÃO?

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 8 anos Domingo | 1 novembro 2015 | 14:36

Ola Solange,

geralmente as igrejas trabalham no modalidade de jubilação da seguinte maneira, sendo que cada Pastor vai contribuindo mensalmente para o fundo de jubilação, depois ja com a idade avançada ai sim o mesmo recebera a sua jubilação que sera debitada mensalmente contra esta contas de fundo de jubilação, percebo que este não e o seu caso.
acho que voce deveria conversar com a administração da igreja para fazer como te informei acima.
deste modo não sei te dizer se seria correto lancar isto como despesas mensal.

Gilmar Jesus Mendes
Solange Dantas

Solange Dantas

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 10:06

Olá Gilmar Mendes.

Realmente, este não é meu caso. Tenho aqui dois casos, um refere-se a Jubilação do Pastor, e outro a Viúva de um pastor.
Pelo que percebi, não tem histórico de recolhimento de alguma contribuição para a Jubilação.

Mas, obrigada pelas informações!

Karina dos Reis Farias

Karina dos Reis Farias

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 12 novembro 2015 | 10:34

Quando ocorre a jubilação e esta não veio com uma contribuição prévia, como no caso que o colega Gilmar citou, a gente aqui resolve da seguinte maneira:

1º - Dar entrada (nas receitas) do valor referente a Jubilação
Exemplo:
CAIXA e/ou BCM - Ativo
Outras Entradas - Receita

2º Dar saída nesse valor (na despesa).
Exemplo:
Despesas com Jubilação - Despesa
CAIXA e/ou BCM - Ativo

Não se recomenda utilizar o grupo "Despesa com Pessoal" porque o pastor não é funcionário da entidade religiosa, juridicamente é somente um autônomo que presta serviços. A igreja não teria obrigação contratual alguma de pagar qualquer valor a ele por ocasião de sua aposentadoria, se faz assim, é por uma questão de gratidão. Então, a ideia é mais de GRATIFICAÇÃO pelos benefícios feitos, do que por uma obrigação de pagar a um funcionário. Por isso, usamos as contas de Receitas (para dar entrada no valor, caso essa contribuição não viesse sendo feita ao longo dos anos) e Despesas (para dar saída naquele).

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.