x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.107

Gabriela

Gabriela

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 14:54

boa tarde, estou fazendo a contabilização de uma empresa com atividade de restaurante, onde estou lançando despesas com compras de mercadoria e gostaria de saber como eu faço para calcular o CMV? tenho que somar todas as despesas do mês, por ex. água, luz, salários? me expliquem da forma mais simples possível por gentileza, obrigada desde já.

Renata Mazzali

Renata Mazzali

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 16:00

Oi Gabriela, boa tarde.

Bom, a sigla CMV significa "Custo das Mercadorias Vendidas", e a fórmula para calculá-lo é a seguinte: Estoque inicial (+) Compras (-) Estoque Final. Logo, a apuração do CMV nada tem a ver com as despesas da empresa. Você deverá ter em seu plano de contas uma conta específica na parte dos custos para fazer a apuração. Vou te dar as minhas contas como exemplo:

Suponhamos que uma empresa tenha um saldo inicial de estoque de R$ 1.000.000,00, um saldo total de compras durante o ano de R$ 2.000.000,00 e o saldo final do estoque tenha ficado em 2.000.000,00. Os lançamentos seriam:

Pela transferência do valor do estoque inicial p/ a conta "CMV"

D- CMV (custo)
C- Estoque de mercadorias (AC) R$ 1.000.000,00

Pela transferência do valor total das compras no ano p/ a conta "CMV"

D- CMV (custo)
C- Estoque de mercadorias (AC) R$ 2.000.000,00

Pela transferência do valor do estoque final p/ a conta "CMV"

D- Estoque de mercadorias (AC)
C- CMV (custo) R$ 2.000.000,00

Após fazer os lançamentos acima, você irá verificar que o saldo final da conta CMV será R$ 1.000.000,00. (Para isto, basta tirar um razão da conta.) Logo, o custo das mercadorias vendidas será R$ 1.000.000,00.

Gabriela, não sei se fui clara na explicação mas, qualquer dúvida que você tiver, por favor, escreva novamente, ok?

Atenciosamente,

Renata Mazzali
Analista Contábil Pleno
Joao Paulo Adriano Ribeiro

Joao Paulo Adriano Ribeiro

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 8 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 23:47

Existe um detalhe muito importante a observar. Gabriela, quando voce cita mercadorias, estas se referindo à matéria-prima??? Por que num restaurante, voce cria, digamos assim, um "produto". Se voce compra feijao, arroz, macarrao, carne, molho etc. Voce junta tudo e cria um tipo de refeição. Ou seja, voce nao os vende do mesmo modo como comprou, e sim como "Refeição Nordestina" onde foram inclusas todas essas materias-primas citadas acima. Se for este o caso, voce deve implantar um sistema de custeio, onde o que será apurado é o CPV - Custo do Produto Vendido. É ele que será utilizado para abater seu estoque de materia-prima.
Basicamente existem 3 tipos de custeio: Custeio Direto ou Variavel, Custeio por Absorção e Sistema de Custeio Baseado em Atividades(sigla em ingles -ABC). Geralmente, nos restaurantes, utiliza-se o Sistema de custeio Variavel e é separado uma conta chamada "Estoque de Matéria-Prima". Onde esta é abatida conforme consumo do material utilizado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.