x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.068

Ativo Imobilizado (Lançamento de Abertura)

André Henrique Pereira da Silva

André Henrique Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2015 | 07:50

Olá.

Gostaria de saber algumas opiniões sobre um assunto.


Tenho uma empresa que possui alguns Ativos Imobilizados que foram adquiridos em um período em que era do Simples. Nesse período ela manteve a escrituração por livro caixa. Quando fizeram o balanço de abertura para a contabilidade, alguns Imobilizados ficaram para trás, inclusive não depreciados totalmente.

Duvida 1:
Faço a entrada do Ativo Imobilizado agora, 2015 ? Contra Partida PL ?

Dúvida 2:

Faço a entrada do Ativo Imobilizado com a Depreciação acumulada ? Inclusive os bens que já foram depreciados ?? lembrando que se vender os bens depreciados tenho que pagar 15% do ganho.


Pessoal, qualquer opinião/sugestão será bem vinda

Obrigado






Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2015 | 08:10

Bom dia,

André,

se o livro diario aonde foi efetuado o balanço de abertura já esta encerrado ou voce recebeu o livro de outro contador, teras que fazer os lançamentos a ajustes de exercicios anteriores, porque o lucro liquido do exercicio não deve se influenciado por efeitos de outros exercicios, ou seja devem transitar pelo exercicio somente valores que competem a este exercicio, então não vejo o porque de não lançar agora em 2015, o valor do Ativo imobilizado bem como as depreciações de cada bem..

caso o livro ainda não tenha sido registrado minha sugestão seja que se faça novamente os lancamentos no balanço de abertura.

Gilmar Jesus Mendes
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 10 novembro 2015 | 19:33

André,

Você pode reconhecer a contrapartida destes ativos na conta do PL, mas recomendo que traga os valores ajustados com as depreciações calculadas.

CARLOS EDUARDO TOLON

Carlos Eduardo Tolon

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 17 novembro 2015 | 12:15

Bom dia tenho uma dúvida parecida...

Estou com uma empresa que não fez contabilidade até o momento. Vou fazer um balanço de abertura. A dúvida é: os bens do ativo imobilizado como faço pra registrá-los sendo que os mesmos foram adquiridos no início da empresa e o empresário não possui mais as notas fiscais de compra para dar cobertura para o lançamento. O que fazer?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.