x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 2.190

Fechamento do livro diário

Érica

Érica

Prata DIVISÃO 2
há 8 anos Terça-Feira | 10 novembro 2015 | 15:47

Pessoal, boa tarde.
Eu estou efetuando o fechamento de uma empresa tributada pelo SIMPLES Nacional ref. ano 2014 e estou com dúvida referente ao fechamento do livro diário para que seja registrado na junta comercial do RJ.
Eu elaborei os fechamentos da seguinte forma: Coloquei sequencialmente nos fechamentos o termo de responsabilidade expedido pelo CFC, plano de contas simplificado, notas explicativas, d.r.e, demonstração dos lucros e prejuízos acumulados.
Está correto eu encadernar o livro com todos esses demonstrativos e finalizar a última página na ordem sequencial de imprensão para que seja registrado na Junta Comercial dessa forma, com todos esses demonstrativos? pode ser feito ? Como vocês fazem os fechamentos para ME e EPP? Desde já agradeço a ajuda.

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 10 novembro 2015 | 21:12

Ola,

Para empresas do Simples Nacional

Termo Abertura
Diario
Balancente
DRE
Notas Explicativas
Carta de Responsabilidade
Termo de Encerramento

Para outras

Termo Abertura
Diario
Balancente
DRE
DFC
DMPL
Notas Explicativas
Plano de Contas
Carta de Responsabilidade
Termo de Encerramento

Gilmar Jesus Mendes
Karina dos Reis Farias

Karina dos Reis Farias

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 12 novembro 2015 | 10:11

Não sei aí no Rio, mas aqui no Espírito Santo fechamos o Diário das micro e pequenas empresas (Simples Nacional e Lucro Presumido ME que, por conta da atividade econômica, não são beneficiárias do Simples) na seguinte ordem:

Termo de Abertura;
Diário;
Balanço Patrimonial;
DRE;
Notas Explicativas;
Carta de Responsabilidade
Termo de Encerramento.

Essa é a orientação do ITG 1.000, na qual aplicamos por aqui. Não encadernamos Plano de Contas Simplificado e nem Balancete, por ausência de orientação no ITG 1.000.

O conjunto completo, ou seja, além do descrito acima ainda DFC e o DMPS somente para as empresas de lucros real e para as imunes e isentas.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.