x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 21.743

Como fazer lançamento de repasse de recebimento

Janaina Caldeira Araujo Silva

Janaina Caldeira Araujo Silva

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 17 novembro 2015 | 21:01

Boa noite amigos do Fórum contábil!

Gostaria de saber como faço o seguinte lançamento:

Uma entidade Sindical recebeu através de depósito em conta corrente um valor de R$ 24.000,00 (vinte e quatro mil reais) para fazer um pagamento de honorários advocatícios, minha dúvida é a seguinte: Tenho que debitar a conta do ativo (Bco C/ Mov), mas não sei qual a conta que devo creditar, não sei se posso abrir uma conta no plano de contas desta entidade sindical no passivo com o nome da outra entidade que vez o depósito, uma vez que o dinheiro não é recebimento de doação ou mensalidade de associado.
Isto também me gerou outra dúvida: Se o lançamento for no passivo, em qual grupo do passivo devo abrir esta conta?
Por favor, alguém pode me ajudar, preciso finalizar está contabilização para enviar o balance ao cliente da minha empresa.
Obrigada, desde já agradeço.

Flávio Quirino do Nascimento

Flávio Quirino do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 11:10

Bom dia prezada Janaína

Qual o direito que o sindicato teria para receber este valor, contabilmente dizendo?

Exite um contrato que rege o repasse?

Estou perguntando, pois é preciso entender o contexto para dar uma opinião?


Att.,

Flávio

Janaina Caldeira Araujo Silva

Janaina Caldeira Araujo Silva

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 12:04

Bom dia Flávio!

Na verdade não tem contrato nenhum entre eles, só troca de e-mails.
A situação foi assim: Eles são entidades de edição de livros, direitos autorais etc... todos nesta área, então houve uma questão judicial referente a direitos autorais e publicações de livros, como o assunto é de interesse de todos, eles contrataram um advogado e combinaram entre eles que cada um daria uma parte do valor dos honorários do advogado, sendo que, uma entidade sindical ficou responsável de receber estes valores e passar para o advogado, todas as outras instituições vão depositar suas respectivas partes na conta desta que ficou responsável de fazer o pagamento do honorário.
a minha dúvida é exatamente está, quando esse dinheiro entra no banco, como eu lanço ele?
Eu sei que tenho que debitar a conta banco, porque o dinheiro está entrando no banco, mas a conta a crédito é que não sei como lançar? Você pode me ajudar?

Obrigada amigo!

Flávio Quirino do Nascimento

Flávio Quirino do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 12:33

Entendi Janaína

Para o seu balancete ficar evidenciado de forma clara o tipo de operação, sugiro efetuar os seguintes lançamentos.:

Da entrada do valor no banco

D- Banco (AC)
C- Interveniências a repassar (PC)

Do repasse ao advogado

D- Interveniências a repassar (PC)
C- Banco (AC)

Você vai ter que criar um subgrupo e dentro desse subgrupo criar a conta. Pode ser a mesma nomenclatura para o subgrupo e conta. Crie após o último subgrupo do Passivo Circulante que ficará bem evidenciado.

Qualquer dúvida estou a disposição


att.,

Flávio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.