x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 775

Contabilização - matriz e filial

CAROLINE FERNANDES DORIGAN

Caroline Fernandes Dorigan

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 24 novembro 2015 | 16:48

Boa tarde!

Tratando se de empresas matriz e filiais, como devo proceder quando:
a filial da prejuizo e a matriz lucro? posso absorver esse prejuizo dentro do mesmo ano na matriz?
trabalho com as empresas separadas, exemplo a filial no meu sistema é n° 2 e a matriz n°1.
Se eu absorver o prejuizo da filial dentro da matriz, o consolidado dentro da n° 1 no meu sistema ficara correto, ja no n° 2 (filial), o prejuizo continuará e irá ser transportado para os proximos exercicios, como se eu não houvesse absorvido.

Obrigada pela atenção
fico no aguardo.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quarta-Feira | 25 novembro 2015 | 08:09

Bom dia Caroline,

... Se eu absorver o prejuizo da filial dentro da matriz, (...)

A absorção dos prejuízos da filial só se dará no Balanço Patrimonial Consolidado. Vale dizer que você não pode "absorver o prejuízo da filial dentro da matriz"

Isto significa dizer que o Balanço da Filial continuará com prejuízo até que seja absorvido por lucros próprios e a matriz continuará com lucros. Até porque se você absorver os prejuízos da filial na matriz , estará distorcendo o resultado de ambas.

Administrativamente quando os usuários da contabilidade examinarem o Balanço Consolidado terão os lucros da empresa já diminuídos pelo prejuízo da filial. Se examinarem os balanços individualizados (matriz e filial) terão clara a informação de que a matriz apurou lucros e a filial prejuízos.

...



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.