x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 453

Ativo Imobilizado

GUILHERME PINICIOLI

Guilherme Pinicioli

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2015 | 10:51

Bom Dia Pessoal!!

Estou com algumas duvidas quanto a escrituração contábil de um cliente. O mesmo efetuou uma compra de apostilas para utilização na prestação de serviços, porém os alunos vão devolver as apostilas ao final do curso, as quais serão utilizadas por outros alunos posteriormente. o valor das apostilas é bem alto, posso contabilizar como imobilizado? Qual a taxa anual de depreciação e quais as regras gerais para este caso?

Bruno Hanauer Balbinot

Bruno Hanauer Balbinot

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2015 | 11:04

Bom dia, no meu entendimento, podes contabilizar como imobilizado sim. A taxa de depreciação dependerá do real desgaste do bem (para fins societários). Podes, para fins societários, deixar de depreciar durante o ano e, no final no ano (levantamento do Balanço Patrimonial) efetuar o teste de recuperabilidade, para adequar o valor do bem.

Flávio Quirino do Nascimento

Flávio Quirino do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2015 | 11:07

Bom dia Guilherme

No caso, se existir uma biblioteca para alocar essas apostilas, você pode utilizar a rubrica "Acervo Bibliotecário" no ativo não circulante. Taxa de depreciação de 10% ao ano.

Entendo que se enquadra no imobilizado, pois é um bem da empresa que gera benefícios futuros.

Qualquer dúvida estou a disposição.


att.,

Flávio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.