x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 648

Rotinas contabéis

GEOVANIA GOMES

Geovania Gomes

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2015 | 14:48

Bem, estou iniciando na área contábil agora, depois de 5 anos de formada e a experiência é muito pouco, ou seja, de estágio da faculdade, mas nunca é tarde pra começar. Então, gostaria que alguem pudesse me ajudar em relação a uma rotina contábil mensal com relação a tributos a serem pagos, informações a serem prestadas ao governo. A principio vou trabalhar apenas com empresas do Simples Nacional. Desde já muito obrigada!

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2015 | 17:03

Geovania Gomes, vamos lá, caso falte algo os colegas irão ajudar.

No DP, você precisa entregar o CAGED (admissão e demissão de empregados quando houver) até o dia 07 do mês subsequente.

Entregar a SEFIP para geração da GFIP (pode também gerar o INSS) até o dia 07 do mês subsequente. (Lembrando que o dia 07 é o dia de vencimento da GFIP/FGTS e dia 20 o vencimento do INSS, caso seja feriado ou sábado e domingo o recolhimento deve ser antecipado).

Entregar a RAIS anual (geralmente nos meses de fevereiro e março) que é a relação anual dos empregados.

Na área fiscal

Você tem que entregar o PGDAS-D até o dia 20 do mês subsequente. Essa informação será para gerar o valor do imposto DAS a ser recolhido, lembrando que o mesmo vence dia 20 (sendo feriado, sábado e domingo o mesmo pode ser adiado).

Entregar DEFIS (imposto de renda pessoa jurídica enquadrada no simples nacional) até o último dia útil de março do ano subsequente.

Lembrando que deverá manter a escrituração fiscal e contábil mensalmente para alimentar tais informações. Poderá haver outros informativos principalmente no âmbito estadual que deverá ser verificado. (por exemplo, eu meu estado é obrigado a entrega do SINTEGRA todo mês).

A grosso modo seria isso.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.