x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 8.146

Compensação inss

ELAINE

Elaine

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 2 dezembro 2015 | 14:38

Boa tarde.

Tem uma empresa que recolheu inss a maior, e agora quer compensar. O lançamento foi feito na folha de pagamento, onde
puxa pra contabilidade e fica com o saldo negativo. O valor pra compensar é de R$ 3.500,00 e no mês foi compensado 500,00, e é esse valor
que aparece no meu balancete. Pensei em fazer o seguinte lançamento: D : inss a compensar e C: inss a recolher, mas creio que esteja errado
porque esse valor já foi recolhido. Com qual conta eu confrontaria o INSS A COMPENSAR....

Desde já, agradeço.


Elaine

VALDEMIRO GENCIO

Valdemiro Gencio

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 2 dezembro 2015 | 17:47

Elaine,

é correto você vai controla os saldo a compensar no Ativo, fazendo os seguintes lançamentos:

pelo vlr pago a maior

D-inss a compensar(AC)
C-inss a recolher(PC)

pela compensação
D-inss a recolher(PC)
C-inss a compensar(AC)

quando do pagamento a maior a cta inss a recolher fico devedora em 3.500,00, você transferiu para a cta inss a compensar zerando.

espero ter ajudado.



ELAINE

Elaine

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 3 dezembro 2015 | 11:18

Valdemiro,

Bom dia...

Conforme o tópico anterior, me orientaram a Debitar inss a compensar e Creditar receitas eventuais, porque anteriormente esse valor
foi utilizado como despesa e agora a empresa está recebendo de volta. Fiz como você m orientou mas sempre fica um saldo, ou na conta a compensar ou a recolher. O valor do inss a recolher já vem com o valor certo a recolher porque já foi ajustado no valor da guia.


Elaine

SELMA LOPEZZ

Selma Lopezz

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 18 dezembro 2015 | 08:48

Bom dia!

Tenho uma dúvida referente a compensação do INSS pago a maior indevidamente, gostaria de pedir compensação do valor de um funcionário que foi informado indevidamente via SEFIP por vários meses (ele não deveria constar na folha). Após retificar as SEFIPs, excluindo o trabalhador, para pedir compensação dos valores informados indevidamente de INSS (funcional, patronal e RAT), posso pedir a compensação do valor (atualizado)da parte do funcionário, da parte patronal e também do RAT ajustado diretamente via SEFIP no campo compensação ou é necessário abrir um processo junto ao INSS para a autorização dessa compensação? Tenho que retificar todas as folhas de pagamentos que constam esse funcionário indevido?

Procurei no Fórum sobre este assunto e só encontrei respostas referente ao FGTS.

Grata,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.