x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 750

contabilização

Ana Mendes

Ana Mendes

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 3 dezembro 2015 | 11:41

Boa tarde!

Alguém pode me ajudar por gentileza?!!

Tenho os seguintes lançamentos

D: 44 ( IRRF SOBRE SERVIÇOS)
C: 105 (BANCO)
R$ 375,00

D: 46 ( INSS RETIDO SOBRE SERVIÇOS)
C: 105 (BANCO)
R$ 289,07

D: 47 ( RETENÇÃO 4,65% LEI 10.833/203)
C: 105 (BANCO)
R$ 1.162,50

Todos pagamentos de obrigação. A pergunta é a seguinte:

Como faço os lançamentos dessas obrigações, pois no meu balancete tenho que ter somente o valor que terei que pagar em dezembro. Alguém pode me ajudar por favor?

Fico muito agradecida!

Flávio Quirino do Nascimento

Flávio Quirino do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 3 dezembro 2015 | 13:31

Ok!

O lançamento da provisão dos impostos tem de ser efetuado com posse da Nota Fiscal. Nela vem discriminando os impostos retidos sobre o serviço. Desta forma, com a NF em mãos você consegue provisionar os impostos e o valor a pagar ao seu fornecedor. Segue abaixo exemplo de contabilização utilizando o serviço de Consultoria e Auditoria no valor de 1.000,00.:

D- Despesa de Consultoria e Auditoria – (Despesa) 1.000,00
C- IRRF S/ NF Serviços – (Passivo) 15,00
C- RETENÇÃO 4,65% LEI 10.833/203 (Passivo) 46,50
C- Fornecedores (Passivo) 938,50

Qualquer dúvida estou a disposição.


att.,

Flávio

marcos paulo da silva

Marcos Paulo da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2016 | 16:28

Boa Tarde, por favor alguém poderia me ajudar em relação a uma situação de lançamento: tenho créditos de INSS a compensar que nao estao lançados no movimento atual,ou seja de periodos anteriores porem precisam fazer parte da minha contabilidade de 2015 como seria feito este lançamento? e contabilmente necessita der algum tipo de documento para fins de fiscalização, tipo nota explicativa.
Obrigado!! fico no aguardo!

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 8 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2016 | 21:38

oi, as compensações foram declaradas no pedido de compensação a receita federal - perdcomp? mas não então informadas na contabilidade? o balanço de 2015 já está fechado? qual é o regime de tributação da empresa?

supomos que as respostas foram: sim, não, sim, ou simples nacional/lucro presumido ou lucro real.

data: 02/01/2016
d: inss a compensar (ativo circulante\impostos e contribuições a compensar ou recuperar)
c: *ajustes de exercícios anteriores (patrimônio líquido)
valor referente inss retido pelo tomador sobre notas fiscais faturas xxx emitidas em xx/xx/2015 (ou anos anteriores)
$$$

dt. (idem acima)
d: inss a recolher (passivo circulante\obrigações previdenciárias)
c: inss a compensar (idem acima)
valor ref. inss compensado na data [declarado(s) no perdcomp] conforme processo/protocolo xxx
$$$

d: inss a compensar
c: * ajustes de exercícios anteriores
vlr ref variação da selic no período
$$$


* lançamento(s) que terá(ao) reflexo(s):
- no balanço patrimonial (bp)
- na "demonstração das mutações do patrimônio líquido"
- deve-se constar nas notas explicativas



marcos paulo da silva

Marcos Paulo da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2016 | 07:59

Bom Dia Telmo Biehl,
Muito obrigado pela ajuda!! e esclarecimento, o regime da empresa é lucro presumido/caixa, e só mais uma duvida.

terei que criar esta conta de "ajustes de exercício anteriores"(patrimônio liquido) no plano de contas? ....a contabilidade não esta encerrada ainda, estou resolvendo esta questão para fazer o encerramento,mas mesmo assim você recomenta que faça este lançamento em 02/01/2016 ou posso fazer no começo de janeiro de 2015? ja que os valores que vou informar são de 2008 a 2013.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.