x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 2.051

Precauções em assumir a Contabilidade

BRUNO CR

Bruno Cr

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 3 dezembro 2015 | 12:04

Caros amigos Contabilistas/Contadores,

meu chefe não está contente com o atual contador e ele quer que eu assuma a contabilidade da empresa. Eu já trabalhei na área contábil, porém faz um tempo (2005) e me atualizei em uma pós que fiz em 2010. Estou fazendo algumas palestras no CRC para me atualizar mais. Minha experiência maior foi com tributos em um banco.

Precisaria saber o que eu precisaria ter e quais as precauções que devo tomar para assumir a contabilidade?

Onde trabalho é uma comercial de auto peças.

Att,

Eduardo Vieira

Eduardo Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 8 anos Quinta-Feira | 10 dezembro 2015 | 15:55

Boa tarde pessoal
Também estou com esse tipo acontecimento do Bruno Cr. Meu chefe sempre quis que eu pegasse a contabilidade da empresa onde trabalho para que ela ficasse interna. Conversei esses dias com o delegado regional do CRC aqui da minha cidade e ele me incentivou a pegar, pelo motivo da experiencia e por dar uma boa ajuda no salario. E me disse varias coisas, do tipo que todos que entraram na área tiveram que meter as caras e sem isso não iam fazer nada, não iam ter experiencia, ficariam estáticos. O conhecimento a gente vai pegando no dia a dia, e que contabilidade é difícil mais não é bicho de 7 cabeças. Tendo um bom sistema, pode ter certeza que muitos da área sempre estão dispostos a ajudar em duvidas que vão surgindo. Só que ai surge aquele medo de encarar isso, de não saber quais as precauções q temos q ter e como sair de uma determinada situação que apareça. Tenho um bom conhecimento na área fiscal e Folha, mas peco na parte contábil, e tenho muitas duvidas quais tipos de documentos que precisa ser entregue pelas empresas. Seria bom se alguém pudesse dar uma força pra gente...

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 10 dezembro 2015 | 16:12

Prezados, Boa Tarde!

E uma oportunidade otima, cheia de desafios e uma responsabilidade tremenda estou passando por essa experiencia, você tendo um sitema contabil bom e uma equipe para lhe auxiliar de uma ou 2 pessoas pronto você resolve as coisas com mais segurança, logico que as duvidas vai ter e muita isso e normal mesmo, quanto as precauções e fazer o trabalho na calma, evitar retrabalhos o maximo possivel, ter em mãos todas as informações e documentos, notas, recibos etc. para efetuar os lançamentos e alocar nas contas corretas, esta sempre atento para as alterações nas legislações federais e estaduais, pois as mudanças são constantes

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

BRUNO CR

Bruno Cr

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 10 dezembro 2015 | 16:53

Eduardo Vieira e Daniel Albuquerque,

a empresa trocou o sistema em março de 2014 e ainda estamos ajustando alguns procedimentos. Para se ter ideia, o contador importa os lançamentos para um sistema que ele utiliza para fechar a Gia, Pis/Cofins etc. Não consigo gerar no meu sistema um simples DRE para análise. Cada vez que meu chefe fica bravo com o contador, ele fala que já está de saco cheio e vai manda-lo embora rsss. Daí eu já estou me preparando para o "tal" dia.

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 10 dezembro 2015 | 17:38

Bruno Cr ,

Mais seu superior tem conhecimento desse problema com o sistema?! ai ja tem que ser analisado o caso com mais calma, pois verificar a cituação do contador cobrar e não dar uma estrutura ideal para realizar o trabalho.

Agora com relação ao sistema, ja praticamente um ano, eu ja tinha mudado, pois pelo o que você relatou ele não atende a necessidade

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Eduardo Vieira

Eduardo Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 8 anos Quinta-Feira | 10 dezembro 2015 | 17:58

Bruno Cr
Realmente tem q ver o seu software porque você pegando a contabilidade e seu sistema não atende à suas necessidades, acredito que de inicio você pode se "queimar". Esse fato de seu chefe estar insatisfeito, levo pela forma como foi me falado, é a oportunidade que surge, mas tem que ser analisado a questão. Estou procurando alguns softwares para a contabilidade, encontrei o Calima da projetus, muito em conta, simples mas acho que atende bem uma empresa ou iniciante na contabilidade, outro gostaria até de ver com vocês, é o conta-t da sismont, tem varias funcionalidades, interface nas nuvens sem instalação de nada, estou fazendo uns testes, tem muita coisa interessante, e o preço já é mais salgado, mas gostei. Alguem ja ouviu falar desse conta-t da sismont?

KETELEN CARVALHO MONTEIRO

Ketelen Carvalho Monteiro

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2015 | 11:34

Bom dia gente, estou passando por isso tbm, uma determinada industria e comercio de peças intimas me contratou para assumir a folha de pagamento, na qual já tinha uma experiencia maior, agora o patrao quer que eu assuma a contabilidade e o fiscal, já trabalhei como auxiliar contabil em uma industria do lucro real, já tenho um pouco de experiencia, mas sempre surge o medo de aparecer algo diferente. Mas não tenho medo de encarar novas oportunidades e experiencias. Espero poder contar com ajuda de vocês!! Abraços

Denner

Denner

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2015 | 11:54

Bom dia, meu professor de custos me disse um dia uma coisa que jamais esquecerei. Pegue o problema, seja ele qual for, depois você pensa e se vira pra resolver, só assim pra aprender. E isso é a pura verdade.

BRUNO CR

Bruno Cr

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2015 | 12:56

Caros colegas contadores,

o sistema que eu utilizo é o DBCorp, um ERP que tem tudo integrado, porém quando foi instalado aqui na empresa não consultaram o Contador para a parametrização, mas sim uma consultora que na época foi contratada pela empresa.
Enfim, o sistema atende o que precisamos e com essa crise que estamos passando não podemos ter mais despesas grandes como uma troca de sistema. Eu já fui em um treinamento contábil do sistema e não é nenhum bicho de 7 cabeças.

Att,

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2015 | 15:21

Bruno Cr ,

Pois então e você procurar o pessoal do sistema e fazer os ajustes necessarios para atender a necessidade da empresa, corrigindo os erros mencionados acima e começar os trabalhos, duvidas que for surgindo e perguntando para os demais por ai vai.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.