x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 571

Regime tributário Simples Nacional, mas deveria ser consider

Eliane

Eliane

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 3 dezembro 2015 | 23:21

Boa noite,

Estou com a seguinte situação meu cliente iniciou suas atividades em 25/05/2015 e estou assumindo toda a contabilidade a partir da competência 11/2015. Mas estou um tanto assustada pois não sei por onde começar.
Em primeiro lugar o contador anterior não fez nenhum fechamento, não fez nem balancete nada apenas o departamento pessoal.
Pra ajudar está empresa não foi aceita no Simples Nacional desta forma está no regime NORMAL, mas todas as guias de INSS e FGTS foram pagas com o código 2003 e a folha com incidência de 11% e não 20% que é devida ao regime normal. Alguém já passou por uma situação assim estou apavorada, preciso recalcular tudo e fazer os pagamentos pelas diferenças?
Nunca vi isso mas não confirmaram realmente se a empresa estava no simples, e agora? SOCORRO!!!

"Buscar sempre o melhor aprendizado sobre o que penso saber"
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Sexta-Feira | 4 dezembro 2015 | 07:50

Bom dia Eliane

... não confirmaram realmente se a empresa estava no simples,

Antes de tudo você deve consultar o Portal do Simples Nacional com vistas a certificar-se se a empresa foi (ou não) enquadrada no Simples Nacional.

Se foi, todos os impostos devem ser calculados pela sistemática do Lucro Presumido e as obrigações acessórias inerentes a este tipo de tributação devem ser cumpridas.

Apenas após tomadas tais providências é que você deve preocupar-se com a contabilidade propriamente dita. Para tanto, conte com o Fórum Contábeis, todos que aqui frequentam com certeza a ajudarão neste sentido.

...

Bruno

Bruno

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 4 dezembro 2015 | 08:22

Saulo Heusi,

Aproveitando a oportunidade postada pela amiga acima tenho uma empresa que está em processo de baixa, a mesma foi excluída do Simples Nacional em 31/05/2009 porem a antiga empresa de contabilidade entregou a DASN 2010/09 referente ao ano inteiro e não apenas de 01/01/2009 a 31/05/2009.

Agora no relatorio de situação fiscal está solicitando a DSPJ ou DIPJ Exercicio 2010.

Porem quando vou entregar a DSPJ aparece uma mensagem de erro dizendo que a empresa faz parte do Simples Nacional naquele ano e a declaração a ser transmitida é a DASN.

Como resolver esta situação?

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
Eliane

Eliane

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 4 dezembro 2015 | 10:02

Bom dia!

E muito obrigada!


Já verifiquei a empresa não está no simples, o problema é que até agora foi tratada como simples, todos os encargos sobre a folha de pagamento, notas emitidas, guias de INSS com código 2003 do simples. Terei que refazer tudo desde o começo para poder corrigir as guias.

Pergunto em qual regime tributário devo enquadrar está empresa uma vez que os Impostos federais não foram calculados para recolhimento no período de 05/2015 a 10/2015 ? está tudo atrasado devido a confusão do contador antigo.

Outro Exemplo: o CNAE desta empresa é 4744002 com RAT 3 pois é risco alto. Folha e GFIP eviado com RAT 0,5 e FAT 2,0. Sei que preciso de uma senha eletrônica para o FAT . Eu preciso enviar a GFIP de NOV/2015 mas não estou conseguindo cadastrar on-line a tal senha.

Pergunto posso enviar com RAT 3 e FAT 1,0 até conseguir cadastrar a senha? Não quero perder o prazo para envio.


"Buscar sempre o melhor aprendizado sobre o que penso saber"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.