x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 88

acessos 136.249

Livros Diário e Razão

Washington Luiz Ramos Cruz

Washington Luiz Ramos Cruz

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 13:12

Caros amigos boa tarde,

No livro diário na minha folha de Nº.001 encerrou o dia 08 totalizando 300,00, mais ainda teve débitos e creditos no dia 08 não coloquei porque não tinha mais espaço na folha 001, sendo assim como eu devo proceder coloco os restantes na folha 002 totalizando os totais ou devo continuar na folha 001 imprimido 02 folhas correspondente a folha de nº.001.

Pesso a vossas ajudas abraços Washington.

Washington Luiz Ramos Cruz
http://mw-contabilidade.negociol.com/
email:[email protected]
Jesus Cristo é o único salvador.
Almir Vieira

Almir Vieira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 15:50

Olá Priscila.

Passei pela mesma situação e na dúvida fiz o seguinte:

Foram impressos:
Termo de abertura
Plano de Contas
Balanço Patrimonial - mesmo não havendo movimento os saldos permanecem.
Demonstração resultado com a expressão sem movimento.
Termo de Encerramento
Tudo devidamente assinado. Encadernei. registrei e amntive a sequencia por dois anos da mesma forma, quando a empresa voltou a ser ativa, foi só dar prosseguimento.

Espero que tenha ajudado.

Daniela dos Santos Saito

Daniela dos Santos Saito

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 10:24

Bom dia,

Quando acontece de uma empresa, ao invés de fazer a abertura normal, compra um CNPJ de uma empresa que abriu, mas nunca teve movimento, a numeração do Livro Diário deverá ser nº 1? Ou deve considerar o ano que a antiga empresa fez essa abertura como nº 1?
Não se se fui clara. Mas espero que me ajudem.

Obrigada

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 9 setembro 2010 | 15:47

Boa tarde, Daniela dos Santos Saito


Inicialmente convenhamos que não existe o negócio de se comprar apenas o CNPJ de uma empresa.

Se tal afirmação tivesse respaldos técnicos e legais, seria aceito que certa empresa poderia vender o CNPJ para uma empresa, a Inscrição Estadual para outra e ao fim a Inscrição Municipal para outra ainda.

Conclusão: quando uma pessoa, uma empresa ou um grupo de investidores adquire outra empresa, estes a adquirem por inteiro e completamente, independentemente desta estar inativa ou não.

Deste modo, os adquirentes passam a ser os sucessores porque adquiriram todos os ativos e passivos da sucedida, estando compreendido no negócio os cadastros nas três esferas (federal, estadual e municipal); em termos populares, a compra de uma empresa se assemelha a "uma compra de fazenda de porteiras fechadas".

Portanto, se uma empresa é sucessora de outra, seu papel é dar continuidade aos livros normalmente, pois o que foi renovado foi a direção, seu quadro societário, e não necessariamente a empresa, que sempre será a mesma. Lembre-se da individualidade entre pessoas físicas e pessoas jurídicas, cujos patrimônios são distintos.


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 16 setembro 2010 | 17:39

Gilberto C. Olgado

Boa tarde.

Tenho um lançamento contabil uma empresa com saldo de 236,00
só vou começar os lançamentos agora, estou colocando o saldo no ativo - credito, mas quando eu peço para ver o RAZÃO o saldo sai negativo... é assim mesmo nos programas de contabilidade?

Espero resposta

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
Daniela dos Santos Saito

Daniela dos Santos Saito

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Sexta-Feira | 17 setembro 2010 | 09:33

Bom dia Luciana

Na verdade na contabilidade, as contas de Ativo são contas Devedoras e de Passivo Credoras.
Então se por exemplo você tem 236,00 em Caixa, quando você olha no Razão ela está como Devedora, isso não quer dizer que ela está negativa, pelo contrário, estaria negativa se fosse Credora.

Espero ter ajudado

Antonio Monaski Neto

Antonio Monaski Neto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 29 outubro 2010 | 11:51

Bom dia,

Minha dúvida é meio semelhante a da Priscila Vieira, chegou uma empresa que foi constituída em 2002,
no entanto o antigo contador nunca fez os livros e irei fazer o primeiro agora de 2009, ai ficou a dúvida,

O livro de 2009 considero ele como o nº1 ou tenho que levar em consideração a idade da empresa?!

Att

Monaski .'.

"Tenha uma vida equilibrada: ande sobre duas rodas "
http://twitter.com/MONASKICONTABIL
Roberta Bautto

Roberta Bautto

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 12 janeiro 2011 | 16:53

Boa tarde.
Se alguem puder me ajudar, gostaria de esclarecer uma dúvida. Me foi dito que o escritório tem até 4 meses para entregar ao cliente a escrituração contábil e que a partir desse prazo incorrem multas.
Alguem sabe me dizer se isso procede? Tentei buscar na legislação do IR, que é onde dizem estar esscrito, mas nada encontrei, nem nas normas de ccontabilidade nem nos conselhos de ética.
Desde já agradeço.

Washington Luiz Ramos Cruz

Washington Luiz Ramos Cruz

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Domingo | 23 janeiro 2011 | 13:15

Bom dia caro amigo,

Muito obrigado pela ajuda, sendo assim eu devo registrar no livro diário se a empresa for pelo regime de competência os impostos a pagar no livro diário ou eu só registro quando os impostos forem pagos.
Por favor tem como nos mostrar um exemplo.

Abraços Washington.

Washington Luiz Ramos Cruz
http://mw-contabilidade.negociol.com/
email:[email protected]
Jesus Cristo é o único salvador.
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2011 | 16:43

Boa tarde, Washington


sendo assim eu devo registrar no livro diário se a empresa for pelo regime de competência os impostos a pagar no livro diário ou eu só registro quando os impostos forem pagos.

De acordo com os Princípios de Contabilidade (Res. CFC 750/1993), não é possível cogitar a condição "se" porque, de acordo com a Resolução CFC 563/1983:

2.1.5 - O "Diário" e o "Razão" constituem os registros permanentes da Entidade. Os registros auxiliares, quando adotados, devem obedecer aos preceitos gerais da escrituração contábil, observadas as peculiaridades da sua função. No "Diário" serão lançadas, em ordem cronológica, com individuação, clareza e referência ao documento probante, todas as operações ocorridas, incluídas as de natureza aleatória, e quaisquer outros fatos que provoquem variações patrimoniais. (grifos meus)

Analisando as determinações dos parágrafos anteriores compreende-se que no momento de reconhecimento das obrigações tributárias, para qualquer regime de tributação (simples, presumido, real ou arbitrado) estão sendo atendidos, básica e preliminarmente, os Princípios de Oportunidade e de Competência, e quando a obrigação é liquidada foi cumprido o Princípio de Oportunidade.

Portanto, de acordo com as boas práticas e com os enunciados do CFC, visto que a coluna de sustentação dos registros contábeis é o Princípio da Competência, a obrigação tributária é contabilmente reconhecida ao fim de seu período de apuração e quando o tributo for pago, outro lançamento também é feito porque geralmente estes dois fatos ocorrem separados por certo espaço de tempo.

Por favor tem como nos mostrar um exemplo

Com créditos ao site Cosif, recomendo-lhe um clique aqui


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Helem Veiga

Helem Veiga

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2011 | 11:26

Bom dia,

A empresa X teve uma perda de todos os documentos de 1997 à 2007 corresponde a sua movimentação contabil/financeira/fiscal/DP devido a uma grande inundação ocorrida em 2010, porem não estavam escriturados em livros razao, diario e balanço. De que forma podemos resolver essa situação perante os orgao competentes uma vez que só temos documentos a partir de 2007 para contabilizar??

Espero que alguem possa me ajudar

Marcia

Marcia

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 fevereiro 2011 | 17:07

Boa tarde!!
Por favor, alguém saberia me informar o que mais deve conter no Livro Diário de uma Associação Sem Fins Lucrativos,além dos termos de abertura e encerramento ?Se puderem me ajudar na sequência correta do livro (Lucro Real)
Obrigada a todos
Abçs

Hellen Gomes

Hellen Gomes

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 11:07

Bom dia


Estou com uma grande dúvida, um cliente (simples nacional) já exigiu a entrega do livro diario do ano de 2010, mas ainda não tenho como confeccioná-lo já que estou entregando as declarações correntes do mês.
A minha dúvida seria se tenho um prazo máximo para entregar o livro ao cliente e como posso estar respondendo com embasamento para este cliente o prazo necessário.
Obrigada

EDIVANIO COSTA

Edivanio Costa

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 12:02

Olá, Priscila


É o seguinte, se a empresa tiver entregue a GIM nesse dois anos mesmo estando sem movimento é obrigado imprimir os livros na sequencia numerica como voce colocou, 2007 nº 02 , 2008 nº 03 e 2009 nº 04.

Edivanio Costa,
ROSA MARIA PEREIRA

Rosa Maria Pereira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 10:47

Bom dia a todos.

Sou formada em tecnico em contabilidade muito pouco tempo, e tenho muita duvida sobre os lançamentos de Debito e Credito no livro Diario. Não sei quando é Debito e quando é Credito. Na verdade me confundo mesmo, com lançamentos Debito/Credito. Gostaria de saber se existe algum livro -modelo de lançamento contabil ou algum curso bom pode ser até on-line, para que eu possa começar a praticar lançamentos, pois já trabalho num escritorio e gostaria de aprender a parte de contabilidade da empresa.

No mais desde já agradeço pela atenção.

Rosa Maria

EDIVANIO COSTA

Edivanio Costa

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 10:55

Bom dia, Rosa Maria!


Pra você que esta começando conheço um ótimo livro, chama-se ABC DA CONTABILIDADE do Autor Heretiano Henrique Pereira. Se você pesquisar na internet pode ser que consiga uma copia em PDF.


Abraços, Boa sorte!

Edivanio Costa,
Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.