x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 910

Construção de uma nova sede

clair

Clair

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 8 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2015 | 15:21

Estou construindo uma sede propria , ja que hoje estou em uma alugada , gostaria de saber se a mão de obra posso jogar como despesa ou custo?

Denner

Denner

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2015 | 17:23

Boa tarde, como despesas. Custo

De acordo com a NPC 2 do IBRACON, “Custo é a soma dos gastos incorridos e necessários para a aquisição, conversão e outros procedimentos necessários para trazer os estoques à sua condição e localização atuais, e compreende todos os gastos incorridos na sua aquisição ou produção, de modo a colocá-los em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtos ou na prestação de serviços que façam parte do objeto social da entidade, ou realizados de qualquer outra forma.”

Despesa

Valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração.

clair

Clair

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 8 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2015 | 17:32

Obrigada Humar , ajudou muito , pois como estamos construindo gostaria de saber o que poderia colocar como despesa e como custo , ja que querendo ou não é uma "despesa" , pois contruir nada é facil nos dias de hoje.

Denner

Denner

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2015 | 17:40

Humar, se não for pedir demais, pode me explicar por que e contabilizado como custo? Ainda sou estudante, e der forma chula custo é todo gasto que seja de alguma forma ligada diretamente com o produto não é ?
Desde já agradeço.

Humar José de Souza
Articulista

Humar José de Souza

Articulista , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2015 | 17:50

Denner

è um custo porque está ligada diretamente a atividade principal da empresa.

Custo não é apenas aquilo que esta ligado ao produto e sim tudo que envolve o processo produtivo de bens e serviços.

Neste caso a construção de uma sede nova para empresa é considerada um custo.

Espero ter ajudado.

Humar Souza
Diretor Contábil
HS Contabilidade
https://www.hscontabilidade.srv.br
https://www.humarsouza.com.br
@Oculto

Pedro Kaled

Pedro Kaled

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 12 dezembro 2015 | 17:28

Prezados,

Tenho o entendimento que esses gastos não são custos e nem despesas, e sim será agregado ao valor total do imobilizado no final. No período da obra esse valor será somado aos demais (materiais, mão de obra etc) á conta de imobilizado em andamento. Uma vez terminada a obra será transferido para imobilizado em uso e a partir desse momento será depreciado.

Estou errado?

Pedro Kaled
Empreendedor e Contador

https://www.contabilnews.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.