x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.089

Contabilização de caixa em igreja

Anderson Silveira

Anderson Silveira

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 dezembro 2015 | 17:50

Boa tarde,
Desculpem abrir um tópico mas não encontrei assunto sobre isso.

Trabalho no desenvolvimento de software e sou voluntário na tesouraria na igreja que congrego. Por este motivo pretendo tornar o trabalho mais transparente em nossa igreja por meio de um sistema.

Minha dúvida é a seguinte, recebemos dízimos e ofertas como qualquer outra igreja, entretanto, algumas ofertas são destinadas, por exemplo, a Missões. Precisamos controlar o saldo desta conta para sabermos o quanto de recursos temos.
Similarmente, temos um controle de receitas de ofertas e venda de revistas para escola dominical e despesas referentes a este departamento e também precisamos saber o saldo desta conta.

Ao receber ou pagar uma conta, independente qual seja, penso que o recurso vá sair da conta caixa dinheiro ou conta corrente bancária, dependendo do meio. Mas como lançar nos caixas específicos para o controle dos saldos?

Desculpem se eu estiver falando bobagem, mas acredito que os colegas possam me ajudar.

Anderson

Mateus Pereira

Mateus Pereira

Iniciante DIVISÃO 2, Diretor(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 dezembro 2015 | 23:30

Boa noite,

Pelo que estou entendendo você quer desenvolver um sistema para segregação de caixa certo?

Pois bem, caso seja um sistema em que você alimenta as informações, sugiro criação de um plano de contas simples. Como seu objetivo é transparência, ligado a este plano de contas desenvolva um livro caixa, demonstrando as movimentações no caixa de sua igreja. Primeiramente segregue no grupo "disponível" do seu plano de contas: Caixa, Caixa Missões, Caixa Loja e Banco Conta Movimento. Todas as destinações para as "Missões" podem ficar no Caixa Missões ou você pode criar uma conta poupança vinculada para segregar o valor e mostrar os extratos para os demais membros de sua igreja, esta lógica utilize nas outras contas. Quanto as contas que irá pagar, registre no livro caixa (guarde os comprovantes para prestação de contas).

Anderson Silveira

Anderson Silveira

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 18 dezembro 2015 | 12:01

Obrigado Mateus pela resposta,
Neste caso para eu saber o saldo de uma conta eu terei que somar as contas de caixa e bancos, isso?

Veja este cenário. Temos um pool de atendentes que fazem recebimentos diversos. Nestes recebimentos podem ser dízimos, ofertas simples, ofertas para missões, mensalidades de campanhas internas (ex. compra de um terreno).

Está correto lançar um um recebimento de missões direto na sua conta. Ou deveria ficar temporariamente de um caixa (atendente) e depois ser transferido para o caixa de missões?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.