x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 588

Taxa de juros para emprestimos do sócio para empresa

vanessa rosa henrique

Vanessa Rosa Henrique

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2015 | 14:55

Boa tarde!!!

Preciso de um auxilio, um cliente do escritório onde trabalho emprestou dinheiro para a empresa e pediu para ajustar com a maior taxa de juros possível, alguém saberia me dizer como eu faço para saber qual taxa eu poderei utilizar.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2015 | 15:23

Vanessa,

Existem diversos balizadores para definição de taxas de juros de contratos de empréstimos, tais como: SELIC. TJLP e até mesmo o índice da poupança, mas o fato é que estes indicadores são apenas uma métrica. Até onde eu sei não há limite legal para a cobrança de juros de empréstimos, isto é mais uma definição entre as partes.

Mas veja bem, as taxas de juros devem ser negociadas no ato do contrato. Acho incoerente a empresa "pedir" dinheiro emprestado a um sócio e ter conhecimento da taxa de juros somente após a liberação. E se a empresa conseguir pegar um empréstimo mais atrativo com o banco do que com o sócio? Porque então captar recurso com o sócio se ele irá oferecer a "maior taxa possível"?

Por mais simples que pareça, este assunto é delicado. Não vejo esta ação como sadia, pois o sócio está se colocando à frente dos interesses da empresa... ora, se a empresa está necessitando de capital porque querer cobrar um juros exorbitante para financiar sua própria empresa?



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.