x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.789

Responsável pela contabilidade

CARVALHO

Carvalho

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2015 | 17:01

Boa tarde!!

Caros colegas

Trabalho em um escritório de contabilidade, como analista contábil, faço toda a contabilidade, encerramento de balanço, entrega de ECD/ECF e demais funções inerente à área.

Dúvidas- O contador pediu para que eu assuma as empresas inclusive assinar balanço, todo o processo que é de responsabilidade dele, qual os cuidados que eu devo tomar em relação à tudo isso?

Agradeço a todos pela orientação.

Carvalho
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2015 | 17:08

Jailton Roriz Boa Tarde,

Para que vc possa executar todas essas atividades e principalmente assinar o balanço precisa ter o CRC em dia.

Os cuidados acredito serem inerentes a toda função como analisar cuidadosamente cada legislação, ja que estão em constante evolução, avaliar cada lançamento e conferí-los com frequência, zelar pela guarda da documentação das empresas, manter sigilo absoluto, estar atento aos prazos das declarações etc.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
CARVALHO

Carvalho

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 dezembro 2015 | 10:58

Bom dia, Karina,

Eu tenho o CRC e está ativo, meu receio maior, e quanto as responsabilidades que não são pequenas, na verdade eu não vou ter como bater de frente com determinados clientes, visto a maioria das vezes o cliente nem terá conhecimento de que eu sou o responsável perante os órgãos.
Outra coisa também é que se por ventura sofrermos uma fiscalização e ficar detectado que a culpa foi do escritório, eu como responsável terei que arcar com as despesas.

Jailton Roriz

Carvalho
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 dezembro 2015 | 11:14

Jailton Roriz

Não entendi o que quis dizer:

eu não vou ter como bater de frente com determinados clientes


Veja esta situação de de outro ângulo, como sendo um ótima oportunidade para vc enquanto Contador, assumir essa responsabilidade será muito bom para sua carreira, mas se vc não se sentir preparado para isso sugiro conversar com seu superior para que tudo fique claro, no início creio que ele poderá te auxiliar até vc se adaptar.

Procure um curso específico desta área para expandir e atualizar seu conhecimento, é sempre bom.

No mais, o crescimento profissional sempre está atrelado à algumas dificuldades mesmo, para vencer vc precisa estar preparado e analisar bem cada situação antes de agir.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
CARVALHO

Carvalho

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 dezembro 2015 | 13:08

Boa tarde Karina,

Veja só temos cerca de 170 clientes, alguns deles fazem o que acha que tem que fazer, por isso mencionei que não tinha como bater de frente.

Com certeza tem os prós e os contras que tem que ser levado em conta, ao mesmo tempo tenho que zelar da minha profissão e meu CRC é uma das minha ferramentas de trabalho, por isso estou com um certo receio, mais obrigado pela suas palavras, espero que mais colegas dê sua opinião.


Jailton Roriz

Carvalho
Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 dezembro 2015 | 17:33

Jailton Roriz, enquanto contador é necessário muni-se de documentos inerente a profissão.
O primeiro cuidado é confeccionar o contrato de prestação de serviço com firma reconhecida.
Segundo para a segurança do contador, será de muita valia registrar todas as orientações contábeis, fiscal, pessoal e jurídicas. Pode ser através de ata, caderno de protocolo, carta AR, E-mail, entre outros. Quando na assinatura do balança anual, confeccionar a Carta de Responsabilidade da Administração, conforme Resolução CFC 1.457/2013. Hoje o profissional contador sofre muito com o "jeitinho Brasileiro", onde os empresários pensam que a sonegação é a solução de todos os problemas financeiro da empresa. Por isso, cabe ao contador alicerçar o empresario de informações tempestivas, mas sempre atuando junto ao empresario, pois a maioria não conhecem o verdadeiro papel da Ciências contábeis ou ao menos sabe para que serve, na maioria das vezes pensam que o contador é um "Funcionário do governo" e serve apenas para entregar Guias de impostos.

Carta Responsabilidade da Administração

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13
CARVALHO

Carvalho

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2015 | 10:10

Bom dia!!

Colegas

Concordo com a Karina e o Vagnuenes, acho também que a remuneração tem ser levado em conta. A partir da data que aceitar eu serei o responsável perante o CRC e demais órgãos, pois vamos transferir a responsabilidade técnica etc... Gostaria da opinião de mais colegas...


Jailton Roriz

Carvalho

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.