x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 7.672

passivo maior que ativo

michael

Michael

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2015 | 09:33

Bom dia, aqui no escritório contabilizamos a compra de mercadorias a vista e utilizamos o seguinte lançamento contábil

D - mercadorias para revenda ( custos/despesas )

C - Caixa ( Ativo Circulante )

Só que passamos a escriturar o extrato bancário, e observamos que dentro do extrato tinha pagamentos de fornecedores, então
contabilizamos assim.

D - Fornecedores ( passivo )

C - Banco Conta/Movimento ( ativo circulante )

Conclusão: No extrato existem muitos pagamentos de fornecedores, tornando o passivo maior que o ativo.

Pergunto: Como eu não faço a movimentação na conta Estoque do ativo pois lanço tudo como compra a vista, posso pegar a diferença entre o ativo e o passivo e lançar na conta Estoque do ativo para fechar o balanço?

Gilberto Alves Junior

Gilberto Alves Junior

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2015 | 11:23

Michael, bom dia!

Pelo que entendi, vocês estavam contabilizando as compras (fornecedores) tudo pelo caixa como pagto a vista, mas na verdade nem tudo é caixa, pois no extrato bancário existem pagamentos de alguns fornecedores.
O correto é fazer uma conciliação e reclassificar o que não foi pago pelo caixa, mas para isso vc precisa saber quais são as NF-e que constam no extrato bancário.

Aqui no escritório fazemos assim:

Escrituração da Nota fiscal (depto fiscal)
D - Mercadorias (Estoque)
C - Fornecedores (Passivo)

Escrituração Movto Contábil (depto contábil)
D - Fornecedores (Passivo)
C - Banco ou Caixa (Ativo)

Se você manter da forma que esta, muitas NF-e estão com pagamento duplicado.

Nas empresas em que o cliente paga realmente tudo pelo caixa a escrituração é feita da forma que vc mencionou.

D - Mercadorias
C - Caixa

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Gilberto Alves

michael

Michael

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2015 | 12:17

Eu entendi esse seu lançamento mas já é um padrão aqui lançamos tudo como pagamento a vista, nós não alimentamos a conta Estoque do Ativo, digitamos o estoque no encerramento do exercício social, mas mediante o que você falou acredito que o correto é excluir esses lançamentos da conta pagamento de fornecedores do passivo para evitar a duplicidade pois já foi pago a vista. Correto ?

Gilberto Alves Junior

Gilberto Alves Junior

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2015 | 13:33

Mas se existe o pagamento também pelo banco como vc vai considerar tudo como pagamento a vista? Tem que identificar o que foi pelo banco e o que realmente é pagamento a vista.

No seu caso é preciso fazer uma boa conciliação, pois vc pode simplesmente reclassificar os lançamentos que acordo com a NF e o pagamento, aqui no escritório acontece também alguns casos que já vem integrado como pagamento a vista, mas quando recebemos o movimento contábil existe a duplicata com o pagamento pelo banco, neste caso fazemos a reclassificação da conta "caixa" para "banco", mantendo a conta débito. Não é comum acontecer isso, mas acontece.

Att.

Gilberto Alves

michael

Michael

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2015 | 15:45

Ainda estou meio confuso em relação a conta estoque, pois a empresa se utiliza de inventario periódico. Olha a note que eu vi a respeito

'' NOTA 2: Caso a empresa utilize o inventário periódico[muito comum], deverá proceder com os lançamentos das compras diretamente na conta de custo, não se esquecendo de creditar-se dos impostos ICMS e IPI (se houver), tendo como contra partida a conta de fornecedores, caixa ou bancos. ''

Bom olha como eu contabilizo:

Compra: D - Revenda de mercadorias (custos/despesa)

C - Caixa (ativo)

Venda: D - Caixa (ativo)

C - Venda de Mercadorias ( receita)

Só que não sei proceder para lançar o extrato bancário já que seria um lançamento a prazo e como fechar esse balanço.
hoje o meu passivo ta maior que o meu ativo devido aos lançamentos de banco na conta fornecedores.


Gilberto Alves Junior

Gilberto Alves Junior

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2015 | 16:00

Acredito que a primeira coisa que vc deve fazer é identificar a quais NF-e pertencem os pagamentos no extrato, verificar o prazo e a data do pagto e se for o caso apenas reclassificar de caixa para banco, a conta "Mercadoria para Revenda" vc não vai alterar.
Dá para continuar do jeito que vc faz, mas não tem como considerar um pagamento à vista e a mesma NF esta sendo paga pelo Banco.

Dá uma olhada;

D - Mercadoria p/revenda
C - Banco ou caixa ( é só reclassificar conforme a situação de pagamento)

Quando acontece o pagamento não precisa jogar em fornecedor;

D - Fornecedor
C - Banco ou Caixa

Desta forma vc esta pagando a mesma NF duas vezes e ainda esta debitando uma conta (Fornecedor) que não teve a provisão a crédito.


Att

Gilberto Alves

michael

Michael

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2015 | 16:23

Bom deixa eu ver se eu entendi :

Quando for nota a vista

D - Mercadoria para revenda ( custos/despesa)

C - Caixa

Quando a nota for a prazo

D - Mercadoria para revenda (custo / despesa)

C - Banco c/ movimento

Obs: nesse caso não precisa utilizar a conta fornecedores do passivo

É isso ?

rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 8 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2015 | 17:00

Boa tarde Michel,


quando voce achar um pagamento a fornecedores no extrato bancário, você deve:

d- compra de mercadorias para revenda ( conta de custo )
c- fornecedores
na data da compra

depois na data em que viu o pagamento no extrato você faz o pagamento:

d- fornecedores
c- b/c/m ( banco conta movimento)

Para isso você terá que saber quais notas e valores foram parcelados.

Pelo que estou entendendo o seu cliente nao é do tipo que contribui muito para a contabilidade e nao vai passar as notas certinho pra voce saber quais foram parceladas e quais deixaram de ser. Para ficar CORRETO é necessário que ele faça isso.

uma observação é que nao necessariamente por existir movimentação no extrato bancaria com o nome do fornecedor a compra foi a prazo, pode ter sido a vista, nesse caso:

d- compra de mercadorias para revenda
c- b/c/m

Gilberto Alves Junior

Gilberto Alves Junior

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2015 | 17:15

Se a NF-e for a prazo o correto é provisionar a obrigação a pagar "Fornecedores" como citei nos exemplos anteriores.

Separe algumas situações, levante as Notas Fiscais e veja a condição de pagamento, não é porque o escritório adotou um procedimento que este estará correto, se na NF-e não constar condição, mas o fornecedor envia duplicata para 21 ou 30 dias , a condição será a prazo, concorda? então não posso simplesmente lançar o pagamento à vista se existe uma duplicata a pagar.

A questão começa na NF-e, se a prazo:

Compra:
D - Mercadoria
C - Fornecedores

Pagamento:
D - Fornecedores
C - Banco ou Caixa ( Mesmo à prazo o pagamento pode ser por caixa)

No seu caso:
D - Mercadoria
C - Banco ou Caixa ( No extrato o pagamento é feito por duplicata ou apenas o depósito/transferência e qual o prazo deste pagamento? )


Se Duplicata deve existe o comprovante de pagamento para que possa ser escriturado.
Se Depósito/transferência deve existir o comprovante o extrato com o devido lançamento.


Att.

Gilberto Alves


michael

Michael

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2015 | 17:26

aqui eu utilizo o sistema prosoft, na hora de integrar as notas com a contabilidade eu coloco

D - Mercadoria para revenda

C - Caixa

todas as notas de compra.

Só que comecei a lançar extrato e vi que tinha pagamentos a fornecedor ai usei o lançamento

D - fornecedores

C - Banco tal

Bom acredito que duplicou os lançamentos pois o passivo ta dando maior que o ativo, a empresa é um posto de gasolina

Mas observando o que foi era pra mim ter feito o lançamento no extrato bancario

D - mercadorias para revenda

C - Banco tal

separando notas a vista e notas a prazo é claro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.