x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 792

Caio Cesar Rodrigues da Silva

Caio Cesar Rodrigues da Silva

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 4 janeiro 2016 | 11:00

Bom dia a todos,

minha dúvida é quando devo realizar a baixa em provisão de férias e 13º salário. Gostaria de um exemplo da forma da contabilização e o valor pelo qual vou efetuar a baixa?

Espero ter sido claro!

Abraço!

Obrigado.

Caio

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 4 janeiro 2016 | 13:10

Ola Caio,

no caso do 13º salario, quase sempre não fica saldo para o mês de janeiro do próximo ano salvo algum funcionário que tenha este direito para receber no ano seguinte, neste caso o saldo destas provisões deverão ser dado baixa ou estorno no mes de 12/XX

sobre a contabilização depende aonde você esta contabilizando os valores das provisões mensais, alguns plano de contas tem contas especificas para este tipo de contabilização, como não tenho acesso ao seu plano de contas......não tenho como te dar um retorno, mas basicamente é o inverso do lançamento mensal da provisão ou alguma conta intitulada reversão de provisão....

Gilmar Jesus Mendes
Caio Cesar Rodrigues da Silva

Caio Cesar Rodrigues da Silva

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 5 janeiro 2016 | 10:40

Bom dia,

agradeço as respostas. Mas ainda tenho dúvidas:

De acordo com a resolução 1285/09 - CFC:

Férias e 13º salário é tratado como uma obrigação e não uma provisão como eu mesmo havia citado na minha primeira questão. Então entendo que devo realizar o lançamento de férias e 13° salário da seguinte forma:

D- Ferias (DRE)
C- Ferias a pagar ( PC)

E no momento da baixa devo efetuar:

D - Ferias a pagar (PC)
C- Caixa/ banco

Fazendo desta forma eu estaria baixando a obrigação, mas o que não consigo compreender é que na folha de pagamento existe as férias de funcionários, neste caso estaria baixando duas vezes as férias???

Nãos ei se fui claro, caso não, posso tentar ser o mais tentar me esclarecer melhor!

Obrigado

Flávio Quirino do Nascimento

Flávio Quirino do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 5 janeiro 2016 | 14:12

Boa tarde prezado Caio

Então, segue abaixo modelo de contabilização de todo o processo de 13° salário, assim como o de férias. Vou utilizar as férias como exemplo:

Provisão das Férias - Apropriação Mensal

D- Ferias (DRE)
C- Ferias a pagar ( PC)

Adiantamento de Férias - No ato da concessão das férias ao funcionário

D- Adiant. Férias (AC)
C- Caixa/Banco (AC)

Contabilização da Folha

D- Férias a pagar (PC)
C- Adiant. Férias (AC)

Desta forma, a baixa na conta Férias a Pagar será feita uma vez só; ou seja, não haverá duplicidade.

Obs.: A rubrica Férias a Pagar pode ser utilizada como Provisão de Férias

att.,

Flávio

Flávio Quirino do Nascimento

Flávio Quirino do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 5 janeiro 2016 | 16:59

Na rescisão, todos os proventos que forem relativos a férias ou 13º você vai baixar no passivo(Férias a Pagar ou 13º a Pagar). Em alguns tipos de proventos você tem que lançar direto na despesa, pois não fazem parte dos valores apropriados mensalmente, como por exemplo, o Aviso Prévio.

Qualquer dúvida pode falar.


att.,

Flávio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.