x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 907

Contabilização de Energia Elétrica

Marcio Anderson Lima

Marcio Anderson Lima

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 5 janeiro 2016 | 16:43

Boa tarde,

Estou montando um plano de contas para uma Oficina Mecânica, a qual conserta carros e vende peças. Preciso saber se devo considerar Energia Elétrica um custo Direto ou Indireto? Desejo fechar as demonstrações contábeis com suas apropriações corretas.


Desde já agradeço.

Atenciosamente,
Marcio Anderson Lima

Bruno Alves

Bruno Alves

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 09:06

Neste caso seria INDIRETO.

Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.

1. Mão-de-obra indireta: é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, como a mão de obra de supervisores, controle de qualidade, etc.

2. Materiais indiretos: são materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes, lixas etc.

3. Outros custos indiretos: são os custos que dizem respeito à existência do setor fabril ou de prestação de serviços, como depreciação, seguros, manutenção de equipamentos, etc.

Espero ter ajudado.
Abraço

"Há dois tipos de pessoa que vão te dizer que você não pode fazer a diferença neste mundo: são as que têm medo de tentar e as que têm medo de que você se dê bem"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.