x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 8.365

Plano de contas da ANS

Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 8 janeiro 2016 | 14:59

Boa tarde, a todos.

Alguém aqui que trabalha com plano de contas da ANS? Estou trabalhando em plano odontológico e estou penando porque não conheço ninguém que entenda dessas contas.

Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 23:31

Boa noite, Paulo.
Até que enfim alguém respondeu.
Nossa, são todas. Meio que me jogaram pra entender as contas da ANS. Mas sozinha é complicado. Não acho nada na internet e apenas entender as contas pelos números que são enviados para contabilidade não tá fácil.
Gostaria de saber se tem algum material para indicar. Algo que fosse mais fácil de entender sozinho.Você fez algum curso ou treinamento?

Paulo Rovaron Júnior

Paulo Rovaron Júnior

Iniciante DIVISÃO 2
há 8 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2016 | 08:06

Realmente o plano de contas da ANS é bem complexo principalmente devido a maneira como contabiliza-se os registros de receitas e despesas e provisões técnicas.
Nunca fiz nenhum tipo de curso ou treinamento, fui aprendendo na base da leitura e interpretação de legislações da ANS e conversando com pessoas próximas que trabalham na mesma área.
O material que posso lhe indicar é um manual de normas contábeis das operadoras, disponível no próprio site da ANS. O link é esse: http://www.ans.gov.br/images/stories/Legislacao/in/anexo_in36_diope.pdf
Neste link, cada grupo das contas de Ativo, Passivo, Receita e Despesa são explicados, detalhando o seu funcionamento e quando se debita ou credita uma conta.
Confesso que não sei quando este manual foi publicado, então é valido lembrar que a RN Nº 390 de 02/12/2015 da ANS alterou o plano de contas padrão mais uma vez, sendo obrigatório o uso do novo plano em 2016, mas, pelo que observei do novo plano com relação ao manual que te indiquei, não há diferenças com relação a funcionalidades e natureza das contas e operações.

Espero ter ajudado!

Márcia Valéria Chaves Halitchuk

Márcia Valéria Chaves Halitchuk

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 17 março 2016 | 16:23

Boa tarde Paulo e Juliana,

Estou também com dificuldade nesse novo plano da RN 390, trabalho em operadora de plano de saúde.
A minha dúvida está em relação as despesas de comercialização o grupo 43, nossa folha de pagamento da área comercial é contabilizada nesse grupo, porém, não sei como fazer para segregar as despesas com pessoal próprio segmentando por produto (individual,familiar, etc).
Vocês viram alguma coisa sobre isso?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.