x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 760

ARE x Plano de Conta X Distribuição

Rodrigo Remigio Andrade Rodrigues

Rodrigo Remigio Andrade Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2016 | 10:45

Bom dia Pessoal,

estou fechando o balanço de 2015 e surgiram algumas duvidas:

1) sei que na teoria o processo é o seguint: as contas de resultado serão encerradas com a conta ARE, minha pergunta é, onde fica localizada no plano de conta a conta ARE?

2) A conta ARE, por sua vez, será encerrada contra a Prejuízos Acumulados (verifiquei que o entendimento é que a conta não pode ser de Lucro ou Prejuizos acumulados, haja vista que, com a nova norma os lucro devem ser distribuidos ou irem para Reserva legal) está correto? levando em conta que sim, a caso a empresa tenha prejuizo não existe duvida, porém caso a empresa tem lucro a conta eu transfiro o saldo da conta ARE direto para distribuição? esta duvida surgiu porque se formos utilizar esse metod, o resultado do exercicio no balaço da empresa será zero.

3) Ultima duvida, a empresa que distribuir o lucro, vi uma serie de opções para fazer essa distribuição, a maioria delas jogando o valor do resultado para o passivo em uma conta de lucro e dividendos a distribuir, nesse sentido eu posso distribuir os valores dentro do mesmo exercicio? exemplo: fechei o resultado em 31/12 deu lucro, zerei o saldo, jogo para o passivo e distribuo no mesmo dia 31/12?


certo da atenção de vocês, agradeço desde já!

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2016 | 13:28

1) sei que na teoria o processo é o seguint: as contas de resultado serão encerradas com a conta ARE, minha pergunta é, onde fica localizada no plano de conta a conta ARE?

No plano de contas, a conta de Apuração do Resultado do Exercício pode figurar dentro do subgrupo de Lucros e Prejuízos, pertencente ao grupo do Patrimônio Líquido.


2) A conta ARE, por sua vez, será encerrada contra a Prejuízos Acumulados (verifiquei que o entendimento é que a conta não pode ser de Lucro ou Prejuizos acumulados, haja vista que, com a nova norma os lucro devem ser distribuidos ou irem para Reserva legal) está correto? levando em conta que sim, a caso a empresa tenha prejuizo não existe duvida, porém caso a empresa tem lucro a conta eu transfiro o saldo da conta ARE direto para distribuição? esta duvida surgiu porque se formos utilizar esse metod, o resultado do exercicio no balaço da empresa será zero.

Após a apuração do resultado, o montante deverá ser transferido para Reserva de Lucros (se credor) ou para Prejuízos Acumulados (se devedor)

3) Ultima duvida, a empresa que distribuir o lucro, vi uma serie de opções para faz.er essa distribuição, a maioria delas jogando o valor do resultado para o passivo em uma conta de lucro e dividendos a distribuir, nesse sentido eu posso distribuir os valores dentro do mesmo exercicio? exemplo: fechei o resultado em 31/12 deu lucro, zerei o saldo, jogo para o passivo e distribuo no mesmo dia 31/12?

Se você for pagar no mesmo dia, não há a necessidade de constituir um passivo.... tu podes creditar diretamente a conta de caixa/banco, pois no fim das contas, o saldo de Dividendos a Pagar estaria zerado mesmo assim.

Rodrigo Remigio Andrade Rodrigues

Rodrigo Remigio Andrade Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2016 | 13:42

Marcio, agradeço a atenção!!!

ultima duvida, neste caso então o balanço não demonstrará o valor do lucro aurefido no exercicio correto? só irá mostrar saldo de prejuizo se houve ou reserva de lucro, está correta essa afirmação?

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2016 | 22:18

Rodrigo,

O balanço só poderá apresentar ou Reserva de Lucros ou Prejuízos Acumulados.

O lucro ou prejuízo do exercício é apresentado na DRE.

Rodrigo Remigio Andrade Rodrigues

Rodrigo Remigio Andrade Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 2 fevereiro 2016 | 19:18

Amigo boa noite,

Surgiu uma ultima duvida, já que não posso manter o lucro acumulado, como faço para quitar uma divida de emprestimo da empresa para com socio quotista? transfiro o valor da conta lucro do exercicio para o caixa e pago?

obrigado!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.