x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.414

Refis da COPA dúvida na contabilização

R. Garcia

R. Garcia

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2016 | 16:26

Bom dia colegas

Estou com um cliente novo e tenho um dúvida na contabilização do REFIS da COPA

Vendo a documentação o Cliente pagou a entrada e posteriormente fizeram os pagamentos mensais (fez a opção por 180 meses) nos meses de fevereiro/15 a agosto/15 o valor das parcelas mensais foi de R$ 3.364,68 atualizadas quando da emissão das guias pelo e-cac.

Vendo a documentação em setembro/15 da consolidação, o cliente optou por manter as 180 parcelas mensais, o valor da prestação ficou em R$ 2.220,61, verifiquei nos termos da consolidação, que as parcelas já pagas não fariam parte da consolidação e que esses valores seriam usados no final para o abatimento do saldo devedor.

A minha dúvida é como devo contabilizar a entrada e as parcelas pagas antes da consolidação?

Agradeço de antemão aos colegas e peço desculpas caso não tenho sido claro na minha explicação

Abraço
Garcia

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2016 | 07:15

Bom dia,

Pelas antecipações:
D - Impostos a compensar - AC
C - Caixa / Bancos Conta Movimento - AC
= valores pagos

Pela consolidação:

- Transferência dos débitos para conta de parcelamentos
D - Tributos a Recolher- PC
C - Parcelamento de Tributos - PC
C - Parcelamento de Tributos - PNC
= tributos parcelados (curto e longo prazo)

- Transferência da antecipação para conta de parcelamentos
D -Parcelamento de Tributos - PC
C - Impostos a compensar - AC
= valores antecipados

Em outras palavras, os valores pagos a maior devem ser deduzidos da divida (parcelamento) tão logo a consolidação seja efetivada. Futuramente (nas últimas parcelas) quando a Receita Federal considerar o desconto os valores pagos a maior já estarão reconhecidos na contabilidade.

Notas:
Não considerei aqui os outros lançamentos necessários quando acontecer o pagamento das parcelas já corrigidas, por não serem abrangidas pela questão em pauta.

A nomenclatura utilizada deve servir apenas para o exemplo, portanto utilizem a nomenclatura de vosso plano de contas.

...



R. Garcia

R. Garcia

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Domingo | 24 janeiro 2016 | 10:00

Prezado Saulo, antes de tudo, agradeço-lhe os esclarecimentos pois foram e são extremamente úteis e importantes para mim!

Abusando agora da sua boa vontade, tenho ainda uma dúvida


As parcelas pagas antecipadamente, eram corrigidas mensalmente, essa correção será lançada contra as
despesas de juros (Contas de Resultado) correto?

Pois os "Juros a apropriar" tanto no Curto como no longo prazo se darão apenas nas parcelas da consolidação, estou certo?

Agradeço a ti mais uma vez.

[]s Garcia

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 8 anos Domingo | 24 janeiro 2016 | 12:45

Ola R. Garcia,

é exatamente isto, só tem que ficar atento se as despesas de juros das parcelas que foram pagas antecipadamente pertencem ao exercicio, pois se houver despesas de juros de exercicios anteriores, deverás lançar na conta de ajustes de exercicios anteriores.

Gilmar Jesus Mendes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.