x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.579

Contabilidade de uma empresa inativa - Simples Nacional

Jean Carlos Pauli

Jean Carlos Pauli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 23:33


Olá colegas,

Um cliente veio me procurar para fazer a contabilidade dele...
O que acontece é que a empresa não teve movimento no último ano.
Ele até atuou, mas sem tirar nenhuma nota...
A antiga contadora dele fechou e ele não acha ela nem para pegar os antigos documentos.
Consultei e a empresa continua enquadrada no Simples Nacional. , porém tem um débito na Receita que ele está disposto a quitar.

Minha pergunta é:

- Devo começar a empresa como se fosse uma empresa nova? Sem saldo inicial das contas?

- Para gerar as guias do Simples Nacional, também considero como uma empresa nova?

Sei que é um caso bem especifico. Se alguém puder me ajudar eu agradeço!!!


Fernanda Medeiros

Fernanda Medeiros

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2016 | 07:38

ola bom dia!!!!

Não é necessário começar do zero mesmo porque já existe um cnpj. Através do site http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/ você conseguirá emitir os débitos e verificar quais os períodos ele fez a declaração anual. Lembrando que ela pode ser zerada não tem problema, porém deverá ser declarado todo ano sobe penalidade de multa.

Fernanda Medeiros
Contadora
CRC/DF 026578
" Se o tempo envelhecer o seu corpo mas não envelhecer a sua emoção, você será sempre feliz. "
Emerson Santos Da Silva

Emerson Santos da Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2016 | 09:59

Bom Dia Ana Paula.

Recebemos vários clientes com o mesmo problema que você citou. Nesses casos, aqui em nossa contabilidade, nós pesquisamos os débitos e repassamos ao cliente. Geralmente eles não tem notas e nem faturamento, então zeramos as declarações e colocamos como inativa. Isso também se aplica no caso de clientes que venderam algo e não emitiram notas. Mas no caso do cliente que vendeu e emitiu nota ou vendeu pela maquininha de cartão, nós pegamos o faturamento e enviamos nas declarações, mesmo que atrasados e gerando multas, pelo menos é o certo a ser feito.

Como você disse, existe casos e casos. Aqui no guarujá a grande maioria opta por vender á vista justamente para não ter que pagar alguma coisa que deixou passar. Existe outros que não vende se não tiver a maquininha de cartão.

CABE A VOCÊ ANALISAR COM O CLIENTE OQUE DEVE SER FEITO.

Bom Dia e Boa Sorte !

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.