x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.929

Matriz e Filial

RAQUEL

Raquel

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2016 | 15:38

Boa tarde,

Por favor, uma empresa em SP com filial em outro Estado, as contas da Filial podem ser pagas pela Matriz, por exemplo: aluguel, assessoria contábil, etc., e serão lançadas como despesas?
Obrigada.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2016 | 15:48

Boa tarde Leme!

Sim, a Matriz pode pagar as contas da filial e também contabilizar na Despesa dela, já que para o Fisco Federal é tudo uma coisa só em termos de impostos, mas eu abriria contas em ambas as empresas, para que você possa demonstrar para os administradores se a filial está sendo rentável ou não, já que as apurações Estaduais e Municipais são diferentes.

No tocante aos pagamentos, também abriria em separado, até porque se a Filial tiver conta bancária, deverá ser própria, por exemplo:
Aivo Cirtulante
Caixa - Matriz
Caixa - Filial

BANCOS CONTA MOVIMENTO

Banco xxx - Matriz - Conta nº 0000000
Banco xxx - Filial - Conta nº 1111111

E assim por diante....



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
RAQUEL

Raquel

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2016 | 16:00

Ok, agradeço pela resposta, ajudou sim.....continuando o mesmo caso:

Lanço tudo pela matriz, mas esta filial tem outra contabilidade no estado de RS, não temos extrato dela, e outra dúvida também é quanto ao pgto. de INSS / FGTS da filial, já que não fazemos em SP a folha, como devo lançar estes pgtos pela Matriz

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2016 | 16:13

Bom Leme, essa contabilidade faz exatamente o que lá no RS?

Pois se ela contabiliza tudo lá, ela tem que te mandar o balancete mensal para você incluir no seu balancete consolidado. Conforme eu postei, o correto é voce abrir ma conta para cada estabelecimento e efetuar os lançamentos, mas só não tentendo porque tem uma contabilidade lá no RS???

Eu tenho filiais em MG e SP e faço a contabilidade centralizada aqui, apuro os impostos de ambas (e olha que são bem diferentes), as partes Acessórias (SPED, SINTEGRA, etc).....

Eu não sou escritório, somos um conglomerado de empresas (08) e sou o controller de todas elas.. e tudo isso é centralizado aqui em MG..
Mas no meu plano de contas eu tenho uma conta para cada filial, só que depois eu tenho também o Consolidado....

Se vocês são um escritório, porque não tira a contabilidade de lá e aí aumenta os seus rendimentos, já que o serviço é o mesmo?


Reveja isso

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.