x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 552

Movimentações no Estoque

Alex Machado

Alex Machado

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2016 | 09:45

Oi!

Preciso da ajuda dos amigos para concluir um raciocínio: quando retiro mercadoria do meu estoque, em qualquer circunstância que não seja venda, não devo reduzir essa conta na contabilidade:

Quando for passado o valor final do estoque, essas mercadorias que saíram mas não são vendas (concerto, armazenagem em terceiros, devolução de compra, envio para filial/matriz, etc.) não estarão nesse montante, assim aumentando o meu CMV indevidamente ( estoque final inversamente proporcional ao custo de mercadorias vendidas).

Então, o adequado será registrar o direito de receber o que foi enviado para terceiros e diminuir o meu CMV para retirar do custo o que saiu do estoque mas não foi venda e ajustar o estoque apenas quando for apurado o estoque final. Na prática:

D- Mercadorias c/ terceiros
C- ( - ) Redutora do CMV


Então, concordam comigo?

Agradeço a ajuda

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2016 | 13:00

Boa tarde Sr. Alex da Silva Machado, tudo bem?

Primeiramente vamos até a fórmula básica do Custo da Mercadoria Vendida, quando estamos tratando empresas cujo o sistema de controle de estoque é periódico.

CMV = Estoque Inicial + Compras + Seguros s/ Compra + Gastos com Estocagem + Tributos Não recuperáveis - Devolução de Compras - Estoque Final

Quando apuramos o Custo da Mercadoria Vendida, a conta do estoque já recebeu todos os registros das movimentações grifadas na fórmula acima, O estoque final deve ser apurado pela empresa no seu Livro de Inventário, normalmente feito anualmente. Portanto não já necessidade de registrar nada além do CMV para adequar o estoque ao seu saldo final do período de apuração.

Qualquer dúvida, volte a perguntar.

Att.
Felipe R.


"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.