x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.597

Auditoria Geral

Carlos das Neves Ricci

Carlos das Neves Ricci

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2008 | 12:05

Ola será que alguem pode me ajudar. Trabalhei a mais de 6 anos em escritório de contabiliadade exercendo função de Analista Contábil e Fiscal, hoje estou ingressando por conta própria na area de consultoria e auditoria. Consegui uma rede de supermercados para fazer uma auditoria. Será que alguem pode me ajudar com uma luz, queria saber por onde começar, quais documentos eu peço na empresa, quais os tipos de relatórios devo apresentar ao meu cliente caso tenha algum problema em sua contabilidade?
Obrigado desde já

Gustavo Stockler

Gustavo Stockler

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2008 | 14:57

Caro Carlos e amigos do Forum boa tarde.

Conforme sua msg, provavelmente você tenha base para identificar algumas falhas em controles, levantar riscos, recomendações etc.

Gostaria de mais informações para auxiliá-lo, mas vou iniciar.

Recomento que seus trabalhos de auditoria sejam baseados em uma metodologia, considerando que vc ainda não tenha trabalhado com metodologia, talvez esta seja uma das dificuldades.

Caso tenha curiosidade, posso ajudar na implantação da Metodologia COSO, Modelo do framework do COSO (Committee Of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission), se tratando de auditoria interna. Pesquise e leia sobre!

A principio teriamos que estudar o escopo do seu projeto a ser implantado.

Ex: O objetivo desse projeto é mapear o processos das seguintes áreas:

- Contabilidade
- Fiscal
- Contas a pagar
- Contas a receber

obs: exemplos ilustrativos, considerando que a empresa não possui processos mapeados etc.

Ex: O resultado do trabalho compreenderá:

- Levantamento das normas, processos e fluxos existentes;
- Fluxos dos processos operacionais, contemplando também sistemas (TI) envolvidos e informações inseridas;
- Identificação dos controles-chave e classificação dos mesmos (automatizados ou manuais, existentes, e preventivos ou detectivos);
- Mapa dos riscos envolvidos nas áreas avaliadas; e
- Avaliação crítica do cenário encontrado e recomendações para aprimoramento conforme boas práticas de mercado, levando em consideração normas, leis e ambiente regulatório.

Desenvolver um plano de teste para os controles internos mapeados, considerando os seguintes critérios:

técnicas de testes;
amostras;
extensão dos trabalhos;
técnicas de documentação.

Saliento que as Normas Técnicas de Auditoria Interna (NBC T 12), aprovada pelo CFC através da Resolução 986/03, no item 12.2.3.6 há uma orientação sobre testes de auditoria interna.


Quanto aos relatórios, tenho bons materiais, se for de interesse seu e demais amigos, deixe o e-mail. Ou disponibilizo para um consultor do site.

Exemplo de controles internos e base para relatórios.

Observação:
Apesar de algumas áreas adotarem métricas de desempenho, nem todas as áreas relativas ao ciclo de compras implementaram indicadores de performance do negócio.

Riscos:
Ausência de dados estatísticos para tomada de decisões
Ausência de ferramentas de controle e monitoramento das atividades desempenhadas no ciclo.

Recomendação:
Implementar indicadores de desempenho:
Índice de inadimplência
Percentual de perdas a clientes
Recuperação de crédito
Outros

Após definido os indicadores, implementar ferramenta tecnológica para a mensuração e monitoramento das métricas estipuladas.

Obs: Exemplo simplificado considerando a complexidade real de procedimentos.


Sugiro que criem como criaram no Forum, Contabilidade Pública, um ítem para Auditoria.

Carlos das Neves Ricci

Carlos das Neves Ricci

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2008 | 15:54

Muito obrigado amigo.

Gostaria de receber se possivel o material que você comentou, o meu e-mail é @Oculto

Vou detalhar melhor o que vou estar fazendo.....

Tenho um amigo qu é Advogado e o mesmo tem uma rede de supermercados como cliente. Um dos sócios do supermercado montou uma empresa de prestação de serviço que é Administradora de Cartão de Crédito de Fidelidade. Este meu amigo pediu para fazer uma auditoria na Administradora, os documentos que eu pedi para dar inicio foi os extratos bancarios, a relação de clientes, ou seja eu quero ver o contas a pagar e a receber, pois os ditetores acham que tem desvio de dinheiro.

Roseane

Roseane

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 23 março 2009 | 13:54

Olá, Gustavo Stockler!

Sobre suas recomendações para o Carlos, gostaria, se possível que me mandace os metodos e procedimento que você tem conhecimento...
Trabalhei um tempo em uma auditoria e agora estou trabalhando em uma empresa de comercio/serviços fazendo uma "Auditoria Interna e Gerenciando Projetos" mas não tenho experiência...
Gostaria de trocar informações com você, claro se você quiser....
Obrigada,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.