x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 992

Pagamento da distribuição de lucro

HAIANNE DE FREITAS INACIO

Haianne de Freitas Inacio

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 8 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2016 | 12:17

Bom dia.

Estou muito confusa sobre o pagamento da distribuição de lucro. Fiz uma apuração ao qual no final me deu um resultado de lucro acumulado de por exemplo R$ 40.000,00. Posso fazer a distribuição, mas não posso pagar porque a empresa na data da alteração do capital não tinha valores pra isso. Então eis que surge minhas dúvidas: Como a empresa tem na conta um lucro no valor de R$ 40.000,00 e não pode utilizar? Eu não deveria fazer um lançamento transferindo valores da conta lucro para a conta caixa, e depois fazer o pagamento aos sócios? Porque mesmo que empresa tenha um bom faturamento ela tem outras despesas que reduzem as disponibilidades.

Tenho certeza que estão me equivocando em algum momento sobre essa distribuição de lucro, só não sei onde!

Por favor, me ajudem a entender!


Desde já agradeço.


Haianne

Jeferson da Cruz

Jeferson da Cruz

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2016 | 12:37

Olá Haianne de Freitas Inacio.

Creio que esteja um tanto quanto equivocada quanto a ideia de lucros.

Lucro não significa dinheiro em caixa, mas sim a representação de uma boa condição patrimonial da empresa.
Veja bem, digamos que no dia 30/12/2015 a empresa XXX R$ 100.000,00 em caixa, e neste mesmo dia decide adquirir um veiculo a vista no valor de R$ 95.000,00. de fato esta operação não afetara o resultado final da empresa XXX, pois se trata de um investimento.
-No dia 31/12/2015 a empresa XXX apura um lucro de R$ 40.000,00.
De fato estes lucros não poderão ser imediatamente distribuídos por que a empresa não possui disponibilidade em caixa para que tal operação possa se realizar. então se de fato a direção da sociedade quiser que os lucros apurados forem distribuídos, deverão elaborar uma ata de assembleia geral, aprovando o balanço patrimonial e a DR da empresa, e declarando por fim que os lucros serão distribuídos aos acionistas mediante a disponibilidade de caixa.
Por fim o montante de R$ 40.000,00 a ser distribuído, deverá ser extraído do PL para o passivo na conta de LUCROS A DISTRIBUIR, e mediante a disponibilidade de caixa deverá SE FOR FINANCEIRAMENTE VIÁVEL distribuir os lucros apurados em 31/12/2015.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.